Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7632501056879630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Raphael de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7166583810466920 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Clarice da Silva | - |
dc.creator | Santos, Waléria Wanessa de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T17:03:59Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T17:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Clarice da Silva. SANTOS, Waléria Wanessa de Oliveira. Contagem e resolução de problemas na educação infantil. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7312 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | Contagem e resolução de problemas na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo sobre contagem e resolução de problemas, tendo por objetivo investigar quais conhecimentos de contagem que crianças da educação infantil apresentam. Esse trabalho foi realizado com cinco crianças com idade entre 5 e 6 anos pertencentes ao 2º período de um Centro Municipal de Educação Infantil do Município de Maceió (CMEI). O foco do trabalho nas três primeiras classes de esquemas ternários fundamentais: composição, transformação e comparação. Para obtenção dos dados utilizamos fichas que continham três tipos de problemas aditivos. Tendo como aporte teórico Carvalho (2012), Curi (2011), Fiorentini (2009), Kamii (1990), Lorenzato (2006), Senna e Bedin (2007), Smole, Diniz e Cândido (2000), Smole (2003), Vergnaud (1996) e documentos oficiais. Na pesquisa foi constatado que as crianças estão em processo da construção do conceito de número, de adição, fazem contagem mentalmente, com os dedos e com material concreto. Apresentaram ter dificuldade nos problemas que envolvem a subtração. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contagem e resolução de problemas na educação infantil.pdf | 584.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.