00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Raphael de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7166583810466920pt_BR
dc.contributor.referee2Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.creatorSouza, Clarice da Silva-
dc.creatorSantos, Waléria Wanessa de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-10T17:03:59Z-
dc.date.available2020-11-10T17:03:59Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Clarice da Silva. SANTOS, Waléria Wanessa de Oliveira. Contagem e resolução de problemas na educação infantil. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7312-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleContagem e resolução de problemas na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo sobre contagem e resolução de problemas, tendo por objetivo investigar quais conhecimentos de contagem que crianças da educação infantil apresentam. Esse trabalho foi realizado com cinco crianças com idade entre 5 e 6 anos pertencentes ao 2º período de um Centro Municipal de Educação Infantil do Município de Maceió (CMEI). O foco do trabalho nas três primeiras classes de esquemas ternários fundamentais: composição, transformação e comparação. Para obtenção dos dados utilizamos fichas que continham três tipos de problemas aditivos. Tendo como aporte teórico Carvalho (2012), Curi (2011), Fiorentini (2009), Kamii (1990), Lorenzato (2006), Senna e Bedin (2007), Smole, Diniz e Cândido (2000), Smole (2003), Vergnaud (1996) e documentos oficiais. Na pesquisa foi constatado que as crianças estão em processo da construção do conceito de número, de adição, fazem contagem mentalmente, com os dedos e com material concreto. Apresentaram ter dificuldade nos problemas que envolvem a subtração.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contagem e resolução de problemas na educação infantil.pdf584.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.