Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15959
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência |
Autor(es): | Santos, Marluce Peixoto de Albuquerque Freire, Roberta Kelly da Silva Santos |
Primeiro Orientador: | Maynart, Renata da Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ana Maria das |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marcolino, Suzana |
Resumo: | O referido artigo trata de um relato de experiência e propõe reflexões acerca do reconhecimento da criança como sujeito de direitos, protagonista do seu desenvolvimento e da sua aprendizagem e, portanto, centro do currículo da Educação Infantil. Para tal, analisamos o trabalho realizado sobre a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O estágio ocorreu em um Centro de Educação Infantil do município de Maceió, no ano de 2022 e as propostas realizadas com as crianças, a partir de experiências com elementos da natureza, possibilitou que, ao final do estágio, refletíssemos sobre o currículo nesta etapa da educação básica, o que resultou neste trabalho de conclusão de curso. Para tal, são trazidas reflexões acerca de práticas pedagógicas realizadas com as crianças a partir de um currículo centrado nesta e nos seus interesses. Ao concluir o presente estudo, percebemos o quanto é significativo a discussão sobre a prática pedagógica na educação infantil centrada na criança e com este trabalho, reiteramos a importância de reconhecermos as crianças como sujeitos ativos e que fazem parte do processo de construção do meio em que estão inseridas. Nesse trabalho também reconhecemos a importância de considerar o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas singularidades e promovendo um ambiente educativo que favoreça seu crescimento físico, emocional, intelectual, social e cultural, nesse sentido, todas as propostas realizadas com as crianças, seguiram essa perspectiva. Nos momentos da realização das propostas na sala de referência, tivemos a oportunidade de presenciar as crianças desenvolvendo estratégias para resolver conflitos, se questionando sobre o resultado de seus trabalhos, e esses momentos foram ricos para nosso trabalho. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Educação Infantil Criança Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Marluce Peixoto de Albuquerque; FREIRE, Roberta Kelly da Silva Santos. A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15959 |
Data do documento: | 9-set-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança_debates sobre currículo a partir de um relato de experiência.pdf | A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência | 328.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.