00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15959
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência
Autor(es): Santos, Marluce Peixoto de Albuquerque
Freire, Roberta Kelly da Silva Santos
Primeiro Orientador: Maynart, Renata da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Maria das
metadata.dc.contributor.referee2: Marcolino, Suzana
Resumo: O referido artigo trata de um relato de experiência e propõe reflexões acerca do reconhecimento da criança como sujeito de direitos, protagonista do seu desenvolvimento e da sua aprendizagem e, portanto, centro do currículo da Educação Infantil. Para tal, analisamos o trabalho realizado sobre a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O estágio ocorreu em um Centro de Educação Infantil do município de Maceió, no ano de 2022 e as propostas realizadas com as crianças, a partir de experiências com elementos da natureza, possibilitou que, ao final do estágio, refletíssemos sobre o currículo nesta etapa da educação básica, o que resultou neste trabalho de conclusão de curso. Para tal, são trazidas reflexões acerca de práticas pedagógicas realizadas com as crianças a partir de um currículo centrado nesta e nos seus interesses. Ao concluir o presente estudo, percebemos o quanto é significativo a discussão sobre a prática pedagógica na educação infantil centrada na criança e com este trabalho, reiteramos a importância de reconhecermos as crianças como sujeitos ativos e que fazem parte do processo de construção do meio em que estão inseridas. Nesse trabalho também reconhecemos a importância de considerar o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas singularidades e promovendo um ambiente educativo que favoreça seu crescimento físico, emocional, intelectual, social e cultural, nesse sentido, todas as propostas realizadas com as crianças, seguiram essa perspectiva. Nos momentos da realização das propostas na sala de referência, tivemos a oportunidade de presenciar as crianças desenvolvendo estratégias para resolver conflitos, se questionando sobre o resultado de seus trabalhos, e esses momentos foram ricos para nosso trabalho.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Educação Infantil
Criança
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Marluce Peixoto de Albuquerque; FREIRE, Roberta Kelly da Silva Santos. A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15959
Data do documento: 9-set-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança_debates sobre currículo a partir de um relato de experiência.pdfA prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência328.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.