00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maynart, Renata da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491547246152213pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Maria das-
dc.contributor.referee2Marcolino, Suzana-
dc.creatorSantos, Marluce Peixoto de Albuquerque-
dc.creatorFreire, Roberta Kelly da Silva Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0054775737620777pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3473250714808352pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T13:59:22Z-
dc.date.available2025-04-09-
dc.date.available2025-04-09T13:59:22Z-
dc.date.issued2024-09-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Marluce Peixoto de Albuquerque; FREIRE, Roberta Kelly da Silva Santos. A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15959-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO referido artigo trata de um relato de experiência e propõe reflexões acerca do reconhecimento da criança como sujeito de direitos, protagonista do seu desenvolvimento e da sua aprendizagem e, portanto, centro do currículo da Educação Infantil. Para tal, analisamos o trabalho realizado sobre a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O estágio ocorreu em um Centro de Educação Infantil do município de Maceió, no ano de 2022 e as propostas realizadas com as crianças, a partir de experiências com elementos da natureza, possibilitou que, ao final do estágio, refletíssemos sobre o currículo nesta etapa da educação básica, o que resultou neste trabalho de conclusão de curso. Para tal, são trazidas reflexões acerca de práticas pedagógicas realizadas com as crianças a partir de um currículo centrado nesta e nos seus interesses. Ao concluir o presente estudo, percebemos o quanto é significativo a discussão sobre a prática pedagógica na educação infantil centrada na criança e com este trabalho, reiteramos a importância de reconhecermos as crianças como sujeitos ativos e que fazem parte do processo de construção do meio em que estão inseridas. Nesse trabalho também reconhecemos a importância de considerar o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas singularidades e promovendo um ambiente educativo que favoreça seu crescimento físico, emocional, intelectual, social e cultural, nesse sentido, todas as propostas realizadas com as crianças, seguiram essa perspectiva. Nos momentos da realização das propostas na sala de referência, tivemos a oportunidade de presenciar as crianças desenvolvendo estratégias para resolver conflitos, se questionando sobre o resultado de seus trabalhos, e esses momentos foram ricos para nosso trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança_debates sobre currículo a partir de um relato de experiência.pdfA prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência328.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.