Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15959| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência | 
| Autor(es): | Santos, Marluce Peixoto de Albuquerque Freire, Roberta Kelly da Silva Santos | 
| Primeiro Orientador: | Maynart, Renata da Costa | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ana Maria das | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Marcolino, Suzana | 
| Resumo: | O referido artigo trata de um relato de experiência e propõe reflexões acerca do reconhecimento da criança como sujeito de direitos, protagonista do seu desenvolvimento e da sua aprendizagem e, portanto, centro do currículo da Educação Infantil. Para tal, analisamos o trabalho realizado sobre a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O estágio ocorreu em um Centro de Educação Infantil do município de Maceió, no ano de 2022 e as propostas realizadas com as crianças, a partir de experiências com elementos da natureza, possibilitou que, ao final do estágio, refletíssemos sobre o currículo nesta etapa da educação básica, o que resultou neste trabalho de conclusão de curso. Para tal, são trazidas reflexões acerca de práticas pedagógicas realizadas com as crianças a partir de um currículo centrado nesta e nos seus interesses. Ao concluir o presente estudo, percebemos o quanto é significativo a discussão sobre a prática pedagógica na educação infantil centrada na criança e com este trabalho, reiteramos a importância de reconhecermos as crianças como sujeitos ativos e que fazem parte do processo de construção do meio em que estão inseridas. Nesse trabalho também reconhecemos a importância de considerar o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas singularidades e promovendo um ambiente educativo que favoreça seu crescimento físico, emocional, intelectual, social e cultural, nesse sentido, todas as propostas realizadas com as crianças, seguiram essa perspectiva. Nos momentos da realização das propostas na sala de referência, tivemos a oportunidade de presenciar as crianças desenvolvendo estratégias para resolver conflitos, se questionando sobre o resultado de seus trabalhos, e esses momentos foram ricos para nosso trabalho. | 
| Abstract: | Ausente | 
| Palavras-chave: | Educação Infantil Criança Currículo | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura | 
| Citação: | SANTOS, Marluce Peixoto de Albuquerque; FREIRE, Roberta Kelly da Silva Santos. A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15959 | 
| Data do documento: | 9-set-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança_debates sobre currículo a partir de um relato de experiência.pdf | A prática pedagógica na educação infantil centrada na criança: debates sobre currículo a partir de um relato de experiência | 328.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

