00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6950
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel do pedagogo na desconstrução do conceito de beleza imposto pela mídia
Autor(es): Silva, Roberta de Lima
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alex Vieira da
Resumo: O presente artigo trata-se de uma análise acerca do modo como o pedagogo pode ajudar o adolescente na construção de sua imagem corporal, parte integrante de sua identidade, empregando-a como forma de resistência. Para tanto, parte da análise de duas edições de uma revista destinada ao público jovem para averiguar quais os tipos de corpos são exaltados por elas através de propagandas, dicas de moda, cuidados com a pele, dentre outros aspectos que norteiam a imagem corporal do indivíduo e como a demonstração de corpos considerados perfeitos influenciam o adolescente ao desejo de querer estar nos padrões de beleza ideal impostos midiaticamente. Diante do exposto, tendo como referenciais que discutem as influências culturais e midiáticas acerca do ideal de beleza Felipe (2007); Petroski (2010); Silva (2017); Vieira e Bosi (2013). Arroyo (2017); Capeletti e Rodrigues (2014); Guareschi (2005) fundamentaram o papel do pedagogo para além do ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares.
Abstract: This article is an analysis of how the pedagogue can help the adolescent in the construction of his body image, an integral part of his identity, using it as a form of resistance. Therefore, part of the analysis of two editions of a magazine aimed at young audiences to find out what types of bodies are exalted by them through advertisements, fashion tips, skin care, among other aspects that guide the individual's body image. and how the demonstration of bodies considered perfect influences the adolescent's desire to want to be in the ideal beauty standards imposed by the media. Given the above, having as references that discuss cultural and media influences about the ideal of beauty Felipe (2007); Petroski 6 (2010); Silva (2017); Vieira and Bosi (2013). Arroyo (2017); Capeletti and Rodrigues (2014); Guareschi (2005) substantiated the role of the pedagogue in addition to teaching and learning curricular content.
Palavras-chave: Adolescentes
Pedagogo
Padrão de beleza
Mídia
Adolescents
Pedagogue
Beauty pattern
Media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA,Roberta de Lima. O papel do pedagogo na desconstrução do conceito de beleza imposto pela mídia. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6950
Data do documento: 12-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel do pedagogo na desconstrução do conceito de beleza imposto pela mídia.pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.