Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6522
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio” |
Autor(es): | Silva, Elizelma Maria da Silva, Fernanda da |
Primeiro Orientador: | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Raggi, Mariana Guedes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
Resumo: | Neste Trabalho de Conclusão de Curso articulamos a Geografia com a Literatura infantil por meio da análise de livros literários e/ou paradidáticos que abordam a temática “Rio.” O objetivo principal do trabalho é discutir as potencialidades que os livros selecionados apresentam para o trabalho com a temática em tela. A questão de base que guiou as análises pode ser sintetizada na seguinte pergunta: “Em que medida os livros literários e/ou paradidáticos favorecem a apreensão e compreensão de saberes geográficos?”. Consideramos o pressuposto de que tais materiais constituem recursos didáticos importantes à medida que podem favorecer o trabalho com conteúdos e conceitos geográficos a serem trabalhados nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, escolhemos quatro títulos, três deles selecionados dentre os que integram a política dos “Acervos Complementares as Áreas do Conhecimento” e um título acessado via internet de autoria de Leo Cunha. O referencial teórico adotado é o da Geografia Humanista e Cultural, dialogando-se com autores como Cavalcanti (2006); Callai (2013), dentre outros. Dialogou-se também com documentos curriculares, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dos Acervos Complementares (AC) e a Base Nacional Comum Curricular de Geografia (BNCC). O Trabalho visou aproximar Geografia e Literatura, reafirmando-se que através desta relação pode-se ampliar o conhecimento de mundo das crianças, além de possibilitar a construção e a compreensão de saberes e conceitos geográficos. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Hidrografia - Rio Recursos didáticos Literatura Infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Elizelma Maria da; SILVA, Fernanda da. Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio”. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6522 |
Data do documento: | 11-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio”.pdf | 715.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.