00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee1Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.creatorSilva, Elizelma Maria da-
dc.creatorSilva, Fernanda da-
dc.date.accessioned2020-01-31T14:44:33Z-
dc.date.available2020-01-31-
dc.date.available2020-01-31T14:44:33Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationSILVA, Elizelma Maria da; SILVA, Fernanda da. Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio”. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6522-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectHidrografia - Riopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleQuando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste Trabalho de Conclusão de Curso articulamos a Geografia com a Literatura infantil por meio da análise de livros literários e/ou paradidáticos que abordam a temática “Rio.” O objetivo principal do trabalho é discutir as potencialidades que os livros selecionados apresentam para o trabalho com a temática em tela. A questão de base que guiou as análises pode ser sintetizada na seguinte pergunta: “Em que medida os livros literários e/ou paradidáticos favorecem a apreensão e compreensão de saberes geográficos?”. Consideramos o pressuposto de que tais materiais constituem recursos didáticos importantes à medida que podem favorecer o trabalho com conteúdos e conceitos geográficos a serem trabalhados nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, escolhemos quatro títulos, três deles selecionados dentre os que integram a política dos “Acervos Complementares as Áreas do Conhecimento” e um título acessado via internet de autoria de Leo Cunha. O referencial teórico adotado é o da Geografia Humanista e Cultural, dialogando-se com autores como Cavalcanti (2006); Callai (2013), dentre outros. Dialogou-se também com documentos curriculares, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dos Acervos Complementares (AC) e a Base Nacional Comum Curricular de Geografia (BNCC). O Trabalho visou aproximar Geografia e Literatura, reafirmando-se que através desta relação pode-se ampliar o conhecimento de mundo das crianças, além de possibilitar a construção e a compreensão de saberes e conceitos geográficos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.