00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão democrática educacional e as orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico das secretarias estaduais da Região Nordeste
Autor(es): Carvalho, Paulina Tavares de
Santos, Vinicius André da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Jorge Eduardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Jailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender como as Secretarias de Educação dos Estados da Região Nordeste proporcionam orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), com o objetivo de identificar as características da elaboração e as dimensões presentes no meio educacional, o estudo ocorreu através de uma observação/descrição dos elementos estruturados em um roteiro para construção do PPP propostos pelo autor José Carlos Libâneo (2004), um educador e escritor brasileiro. Este roteiro foi utilizado como instrumento dessa pesquisa. A metodologia utilizada contempla uma abordagem qualitativa, uma pesquisa de análise documental, estudando a importância da construção do Projeto Político Pedagógico para o melhor desempenho das atividades pedagógicas com a comunidade escolar, de maneira participativa e descentralizada. Diante dos estudos, entende-se que o PPP se materializa através do documento orientador e propõe o direcionamento das ações. Os documentos propostos pelas Secretarias dos Estados da Região Nordeste orientam as escolas na construção do PPP, a maioria deles contemplam a maior parte dos aspectos propostos por Libâneo (2004). Alguns documentos apresentam uma proposta minuciosa e objetiva, já outros são básicos e concisos, alguns casos não possuem uma abordagem completa.
Palavras-chave: Sistema de Ensino
Projeto Político Pedagógico
Gestão Democrática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: CARVALHO, Paulina Tavares de; SANTOS, Vinicius André da Silva. Gestão democrática educacional e as orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico das secretarias estaduais da Região Nordeste. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8583
Data do documento: 10-dez-2019
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