00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jorge Eduardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1567807389292654pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Jailton de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802352389342090pt_BR
dc.contributor.referee2Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.creatorCarvalho, Paulina Tavares de-
dc.creatorSantos, Vinicius André da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-27T02:01:42Z-
dc.date.available2022-02-26-
dc.date.available2022-02-27T02:01:42Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, Paulina Tavares de; SANTOS, Vinicius André da Silva. Gestão democrática educacional e as orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico das secretarias estaduais da Região Nordeste. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8583-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Ensinopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão democrática educacional e as orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico das secretarias estaduais da Região Nordestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender como as Secretarias de Educação dos Estados da Região Nordeste proporcionam orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), com o objetivo de identificar as características da elaboração e as dimensões presentes no meio educacional, o estudo ocorreu através de uma observação/descrição dos elementos estruturados em um roteiro para construção do PPP propostos pelo autor José Carlos Libâneo (2004), um educador e escritor brasileiro. Este roteiro foi utilizado como instrumento dessa pesquisa. A metodologia utilizada contempla uma abordagem qualitativa, uma pesquisa de análise documental, estudando a importância da construção do Projeto Político Pedagógico para o melhor desempenho das atividades pedagógicas com a comunidade escolar, de maneira participativa e descentralizada. Diante dos estudos, entende-se que o PPP se materializa através do documento orientador e propõe o direcionamento das ações. Os documentos propostos pelas Secretarias dos Estados da Região Nordeste orientam as escolas na construção do PPP, a maioria deles contemplam a maior parte dos aspectos propostos por Libâneo (2004). Alguns documentos apresentam uma proposta minuciosa e objetiva, já outros são básicos e concisos, alguns casos não possuem uma abordagem completa.pt_BR
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