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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Jorge Eduardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1567807389292654 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lira, Jailton de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6802352389342090 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Candeias, Cezar Nonato Bezerra | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2138600190152396 | pt_BR |
dc.creator | Carvalho, Paulina Tavares de | - |
dc.creator | Santos, Vinicius André da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-27T02:01:42Z | - |
dc.date.available | 2022-02-26 | - |
dc.date.available | 2022-02-27T02:01:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Paulina Tavares de; SANTOS, Vinicius André da Silva. Gestão democrática educacional e as orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico das secretarias estaduais da Região Nordeste. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8583 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática educacional e as orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico das secretarias estaduais da Região Nordeste | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender como as Secretarias de Educação dos Estados da Região Nordeste proporcionam orientações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), com o objetivo de identificar as características da elaboração e as dimensões presentes no meio educacional, o estudo ocorreu através de uma observação/descrição dos elementos estruturados em um roteiro para construção do PPP propostos pelo autor José Carlos Libâneo (2004), um educador e escritor brasileiro. Este roteiro foi utilizado como instrumento dessa pesquisa. A metodologia utilizada contempla uma abordagem qualitativa, uma pesquisa de análise documental, estudando a importância da construção do Projeto Político Pedagógico para o melhor desempenho das atividades pedagógicas com a comunidade escolar, de maneira participativa e descentralizada. Diante dos estudos, entende-se que o PPP se materializa através do documento orientador e propõe o direcionamento das ações. Os documentos propostos pelas Secretarias dos Estados da Região Nordeste orientam as escolas na construção do PPP, a maioria deles contemplam a maior parte dos aspectos propostos por Libâneo (2004). Alguns documentos apresentam uma proposta minuciosa e objetiva, já outros são básicos e concisos, alguns casos não possuem uma abordagem completa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gestão democrática educacional e as orientações para elaboração do projeto pedagógico das secretarias estaduais da região nordeste.pdf | 557.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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