00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Fernanda Lins de-
dc.contributor.referee2Santos, Roselito de Oliveira-
dc.creatorSantos, Jéssica Eliane dos-
dc.creatorSilva, Maria Ivany da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270650745478662pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1911574289168231pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-15T16:32:27Z-
dc.date.available2025-11-15-
dc.date.available2025-11-15T16:32:27Z-
dc.date.issued2025-01-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Jéssica Eliane dos; SILVA, Maria Ivany da; FERRAZ, Eraldo de Souza. Os jogos e brincadeiras como métodos para o ensino na educação infantil: a ludicidade como proposta pedagógica. 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17228-
dc.description.abstractThis work focused thematically on the study highlighting games and play as methods for teaching in early childhood education, using playfulness as a pedagogical proposal. Play activities can contribute to the educational process, and ludic activities are essential for intellectual and social development. The teacher is the creator and organizer of activities, transforming play into a moment of satisfaction and joy in development and learning. For this, it is necessary that activities are planned and elaborated according to each axis. The affective issues that are always present in the teacher's routine cannot be forgotten and are part of the child's emotional and behavioral development. The main problem addressed in this study questions the following: Can games and play serve as teaching methods for early childhood education? What are the approaches of pedagogical practices used by teachers in their lesson plans? The main objective of this article is to demonstrate the importance of playfulness in early childhood education as a pedagogical proposal. Studies have pointed to the need for teacher training and qualification so that they can carry out the curricular proposal and use teaching and pedagogical resources, considering that playing in early childhood education provides the child’s overall development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagem infantilpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectGames and playpt_BR
dc.subjectEarly childhood learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs jogos e brincadeiras com métodos para o ensino na educação infantil: a ludicidade como proposta pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o estudo acentuando os jogos e brincadeiras como métodos para o ensino na educação infantil utilizando a ludicidade como proposta pedagógica. As brincadeiras podem contribuir para o processo educativo e as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e social. O professor é o idealizador e organizador das atividades para transformar o brincar em um momento de satisfação e alegria no desenvolvimento e na aprendizagem. Para isso é necessário que atividades sejam planejadas e elaboradas de acordo com cada eixo. Não se podem esquecer as questões afetivas que sempre estão presentes na rotina do professor e fazem parte do desenvolvimento emocional e comportamental da criança. A problemática deste estudo questiona o seguinte: Os jogos e as brincadeiras podem servir como métodos de ensino para a educação infantil, e quais são as abordagens das práticas pedagógicas do professor em seus planos de aulas? O objetivo principal deste artigo é demonstrar a importância da ludicidade na educação infantil como proposta pedagógica. Os estudos apontaram a necessidade da formação e capacitação do professor para que possam executar a proposta curricular e os recursos didáticos e pedagógicos, considerando que o brincar na educação infantil proporciona o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os jogos e brincadeiras como metodos para o ensino na educacao infantil - a ludicidade como proposta pedagogica.pdf532.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.