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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17218| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Contriuições da literatura infantil para a formação da autonomia |
| Autor(es): | Moraes, Laissa Pereira de Mota, Mércia da Silva |
| Primeiro Orientador: | Souza, Silvana Paulina de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Marcolino, Suzana |
| Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo estudar de que modo as práticas de mediação literária favorecem o desenvolvimento da compreensão leitora em crianças de 4 a 5 anos. A pesquisa consiste em um estudo sobre como as crianças da Educação Infantil compreendem o que leem, utilizando a literatura infantil como ferramenta. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Maceió, Alagoas, onde exploramos a compreensão leitora dos pequenos por meio de livros infantis. O presente trabalho adota uma abordagem de natureza qualitativa e com narrativa baseada na Análise de Conteúdo. A compreensão leitora na Educação Infantil é investigada por diversos estudiosos, destacando-se neste trabalho Souza (2014), que contribuiu com estratégias de compreensão leitora. Igualmente, o trabalho apresenta uma base teórica bem fundamentada, com referências de autores importantes como Zilberman, Philippe Ariès, Abramovich e outros, que ajudam a compreender melhor o tema tratado. Os resultados da pesquisa são analisados através da observação das falas das crianças durante o momento das atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, os quais demonstram que a leitura literária quando mediada com intencionalidade contribui significativamente como prática cultural e humanizadora, e no desenvolvimento da linguagem, imaginação, criatividade e pensamento crítico dos alunos, além de deixar evidente a necessidade de se refletir sobre como a formação (inicial e continuada) dos docentes interfere diretamente no trabalho com as práticas de leitura. |
| Abstract: | This study's main objective is to investigate how literary mediation practices contribute to the development of reading comprehension in children aged 4 to 5 years old. The research consists of an inquiry into how Early Childhood Education children comprehend what they read, utilizing children's literature as a primary tool. The study was conducted in a municipal school in Maceió, Alagoas, Brazil, where we explored the young children's reading comprehension through the use of children's books. This work adopts a qualitative approach and a narrative structure based on Content Analysis. Reading comprehension in Early Childhood Education is investigated by several scholars, notably Souza (2014), whose contributions on reading comprehension strategies are highlighted in this study. Likewise, the work presents a well-founded theoretical framework, with references from important authors such as Zilberman, Philippe Ariès, Abramovich, and others, who aid in a better understanding of the topic addressed. The research findings are analyzed through the observation of children's verbalizations during the activities conducted in the Supervised Internship in Early Childhood Education. These results demonstrate that literary reading, when intentionally mediated, contributes significantly as a cultural and humanizing practice, and to the development of students' language, imagination, creativity, and critical thinking. Furthermore, the findings highlight the necessity of reflecting upon how teachers' initial and continuing professional development directly impacts the implementation of reading practices. |
| Palavras-chave: | Compreensão leitora Literatura infantil Educação infantil Reading comprehension Children's literature Early childhood education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | MORAES, Laissa Pereira de; MOTA, Mércia da Silva. Contribuições da literatura infantil para a formação da autonomia. 2025. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17218 |
| Data do documento: | 24-out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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