00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Marcolino, Suzana-
dc.creatorMoraes, Laissa Pereira de-
dc.creatorMota, Mércia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563187700908883pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9278595844190373pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-11T17:29:53Z-
dc.date.available2025-11-10-
dc.date.available2025-11-11T17:29:53Z-
dc.date.issued2025-10-24-
dc.identifier.citationMORAES, Laissa Pereira de; MOTA, Mércia da Silva. Contribuições da literatura infantil para a formação da autonomia. 2025. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17218-
dc.description.abstractThis study's main objective is to investigate how literary mediation practices contribute to the development of reading comprehension in children aged 4 to 5 years old. The research consists of an inquiry into how Early Childhood Education children comprehend what they read, utilizing children's literature as a primary tool. The study was conducted in a municipal school in Maceió, Alagoas, Brazil, where we explored the young children's reading comprehension through the use of children's books. This work adopts a qualitative approach and a narrative structure based on Content Analysis. Reading comprehension in Early Childhood Education is investigated by several scholars, notably Souza (2014), whose contributions on reading comprehension strategies are highlighted in this study. Likewise, the work presents a well-founded theoretical framework, with references from important authors such as Zilberman, Philippe Ariès, Abramovich, and others, who aid in a better understanding of the topic addressed. The research findings are analyzed through the observation of children's verbalizations during the activities conducted in the Supervised Internship in Early Childhood Education. These results demonstrate that literary reading, when intentionally mediated, contributes significantly as a cultural and humanizing practice, and to the development of students' language, imagination, creativity, and critical thinking. Furthermore, the findings highlight the necessity of reflecting upon how teachers' initial and continuing professional development directly impacts the implementation of reading practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleContriuições da literatura infantil para a formação da autonomiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo estudar de que modo as práticas de mediação literária favorecem o desenvolvimento da compreensão leitora em crianças de 4 a 5 anos. A pesquisa consiste em um estudo sobre como as crianças da Educação Infantil compreendem o que leem, utilizando a literatura infantil como ferramenta. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Maceió, Alagoas, onde exploramos a compreensão leitora dos pequenos por meio de livros infantis. O presente trabalho adota uma abordagem de natureza qualitativa e com narrativa baseada na Análise de Conteúdo. A compreensão leitora na Educação Infantil é investigada por diversos estudiosos, destacando-se neste trabalho Souza (2014), que contribuiu com estratégias de compreensão leitora. Igualmente, o trabalho apresenta uma base teórica bem fundamentada, com referências de autores importantes como Zilberman, Philippe Ariès, Abramovich e outros, que ajudam a compreender melhor o tema tratado. Os resultados da pesquisa são analisados através da observação das falas das crianças durante o momento das atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, os quais demonstram que a leitura literária quando mediada com intencionalidade contribui significativamente como prática cultural e humanizadora, e no desenvolvimento da linguagem, imaginação, criatividade e pensamento crítico dos alunos, além de deixar evidente a necessidade de se refletir sobre como a formação (inicial e continuada) dos docentes interfere diretamente no trabalho com as práticas de leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuicoes da literatura infantil para a formacao da autonomia.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.