00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16389
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos
Autor(es): Santos, Ellen Daynire Lopes dos
Souza, Letícia Silva de
Primeiro Orientador: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee1: Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Edlene Cavalcanti
Resumo: O artigo aborda a avaliação da aprendizagem como um componente essencial no processo educativo, destacando sua função de suporte ao trabalho pedagógico e de orientação para futuras ações educativas. Fundamentado nas concepções de Libâneo e Luckesi, o texto explora as três principais funções da avaliação: a diagnóstica, de controle e da prática pedagógica, enfatizando a necessidade de uma relação equilibrada entre os aspectos qualitativos e quantitativos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Integral Joventino Pinto Dâmaso, em Boca da Mata, Alagoas, com o objetivo de compreender as concepções de avaliação da aprendizagem adotada pelos professores do ensino fundamental, no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). Os dados foram adquiridos por meio de questionários online, aplicados a 15 professores, tendo como objetivos: Identificar as principais concepções teóricas adotadas pelos professores; conhecer os instrumentos avaliativos; analisar como os instrumentos avaliativos influenciam as práticas pedagógicas e perceber os desafios enfrentados no processo avaliativo. A metodologia exploratória utilizada buscou aprofundar a familiaridade dos professores com o tema e aprimorar o entendimento das práticas avaliativas no contexto escolar. Dessa forma, a avaliação é apresentada como um instrumento formativo e transformador, capaz de aprimorar a prática docente e atender às necessidades dos alunos, exigindo reflexões contínuas e adaptações pedagógicas.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Professores
Avaliação escolar
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Ellen Daynire Lopes dos; SOUZA, Letícia Silva de. A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16389
Data do documento: 18-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos.pdfA avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos422.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.