Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16389
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Givanildo da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3702199251733170 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1003189884392105 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Edlene Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0095146757736583 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Ellen Daynire Lopes dos | - |
dc.creator | Souza, Letícia Silva de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5332610043537817 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7477053501818138 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T13:21:18Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16 | - |
dc.date.available | 2025-06-16T13:21:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ellen Daynire Lopes dos; SOUZA, Letícia Silva de. A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16389 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo aborda a avaliação da aprendizagem como um componente essencial no processo educativo, destacando sua função de suporte ao trabalho pedagógico e de orientação para futuras ações educativas. Fundamentado nas concepções de Libâneo e Luckesi, o texto explora as três principais funções da avaliação: a diagnóstica, de controle e da prática pedagógica, enfatizando a necessidade de uma relação equilibrada entre os aspectos qualitativos e quantitativos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Integral Joventino Pinto Dâmaso, em Boca da Mata, Alagoas, com o objetivo de compreender as concepções de avaliação da aprendizagem adotada pelos professores do ensino fundamental, no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). Os dados foram adquiridos por meio de questionários online, aplicados a 15 professores, tendo como objetivos: Identificar as principais concepções teóricas adotadas pelos professores; conhecer os instrumentos avaliativos; analisar como os instrumentos avaliativos influenciam as práticas pedagógicas e perceber os desafios enfrentados no processo avaliativo. A metodologia exploratória utilizada buscou aprofundar a familiaridade dos professores com o tema e aprimorar o entendimento das práticas avaliativas no contexto escolar. Dessa forma, a avaliação é apresentada como um instrumento formativo e transformador, capaz de aprimorar a prática docente e atender às necessidades dos alunos, exigindo reflexões contínuas e adaptações pedagógicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos.pdf | A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos | 422.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.