00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee1Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003189884392105pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.creatorSantos, Ellen Daynire Lopes dos-
dc.creatorSouza, Letícia Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332610043537817pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7477053501818138pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-16T13:21:18Z-
dc.date.available2025-06-16-
dc.date.available2025-06-16T13:21:18Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Ellen Daynire Lopes dos; SOUZA, Letícia Silva de. A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16389-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda a avaliação da aprendizagem como um componente essencial no processo educativo, destacando sua função de suporte ao trabalho pedagógico e de orientação para futuras ações educativas. Fundamentado nas concepções de Libâneo e Luckesi, o texto explora as três principais funções da avaliação: a diagnóstica, de controle e da prática pedagógica, enfatizando a necessidade de uma relação equilibrada entre os aspectos qualitativos e quantitativos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Integral Joventino Pinto Dâmaso, em Boca da Mata, Alagoas, com o objetivo de compreender as concepções de avaliação da aprendizagem adotada pelos professores do ensino fundamental, no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). Os dados foram adquiridos por meio de questionários online, aplicados a 15 professores, tendo como objetivos: Identificar as principais concepções teóricas adotadas pelos professores; conhecer os instrumentos avaliativos; analisar como os instrumentos avaliativos influenciam as práticas pedagógicas e perceber os desafios enfrentados no processo avaliativo. A metodologia exploratória utilizada buscou aprofundar a familiaridade dos professores com o tema e aprimorar o entendimento das práticas avaliativas no contexto escolar. Dessa forma, a avaliação é apresentada como um instrumento formativo e transformador, capaz de aprimorar a prática docente e atender às necessidades dos alunos, exigindo reflexões contínuas e adaptações pedagógicas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos.pdfA avaliação da aprendizagem escolar e as nuances dos instrumentos avaliativos422.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.