00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13776
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Midiatização de reivindicações femininas: análise comunicacional do Movimento #8M da página Mídia Ninja (@midianinja)
Autor(es): Silva, Isabela Keyla Ferreira da
Primeiro Orientador: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vanuza Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Edna Carvalho da
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso examina os efeitos da midiatização na sociedade contemporânea, com ênfase nas transformações da comunicação e veiculação das reivindicações realizadas por mulheres por intermédio de mídias alternativas, possuindo como principais bases teóricas as concepções de Braga (2006, 2017), Martino (2015), Castells (2013) e Neves (2018). Compreendem-se que os processos de comunicação estabelecidos em meio à sociedade atual organizam se midiaticamente, e por meio das redes sociais digitais. O Trabalho concentra-se na análise do perfil de jornalismo independente e midiativista Mídia Ninja (@midianinja) na plataforma Instagram, no contexto das celebrações do Dia Internacional da Mulher, nos meses de março de 2020 a 2022, notadamente marcado e investigado por intermédio da hashtag #8M.
Abstract: This Course Completion Work examines the effects of mediatization in contemporary society, with an emphasis on the transformations in communication and the dissemination of demands made by women through alternative media, with the main theoretical bases being the concepts of Braga (2006, 2017), Martino (2015), Castells (2013) and Neves (2018). It is understood that the communication processes established in today's society are organized through the media and through digital social networks. The work focuses on the analysis of the independent and media activist profile Mídia Ninja (@midianinja) on the Instagram platform, in the context of the celebrations of International Women's Day, in the months of March 2020 to 2022, notably marked and investigated through hashtag #8M.
Palavras-chave: Midiatização
Feminismo - Movimento de protesto
Mídia alternativa
Redes sociais digitais
Dia Internacional das Mulheres
Mediatization
Feminism - Protest Movement
Alternative media
Digital social networks
International Women's Day
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SILVA, Isabela Keyla Ferreira da. Midiatização de reivindicações femininas: análise comunicacional do Movimento #8M da página Mídia Ninja (@midianinja). 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13776
Data do documento: 4-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Midiatização de reivindicações femininas_análise comunicacional do Movimento #8M da página Mídia Ninja (@midianinja).pdfMidiatização de reivindicações femininas: análise comunicacional do Movimento #8M da página Mídia Ninja (@midianinja)1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.