Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11106
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contando histórias no ensino fundamental anos iniciais como possibilidade de formação de leitores: vivências do estágio supervisionado |
Autor(es): | Santos, Gilvanete Maria dos |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Valéria Campos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Karla de Oliveira |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEDU/UFAL, no ano de 2019, através de ações que foram desenvolvidas durante o Projeto de Intervenção intitulado: “A “Contação” de histórias como processo de formação dos pequenos leitores, desenvolvendo a leitura e a escrita através da história de Dona Baratinha”, realizado com os alunos do 2o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma Escola Municipal em Maceió. Esse projeto permitiu- me vivenciar um ensino de leitura conectada com a realidade dos estudantes – considerando o contexto socioeconômico dos mesmos – levando-os a refletirem sobre os seus atos, comunicação oral e escrita, através de diversos gêneros textuais, estimulando, assim, reflexões e senso crítico, dentro de um contexto de interdisciplinaridade, valorizando a atuação de todos envolvidos nesse processo. Diante destas experiências de estágio, foi possível dispor de aprendizagens significativas, a aproximação investigativa da realidade e do seu contexto social envolvendo estudos, análise dos gêneros textuais na busca por alternativas no processo de ensino aprendizagem que ampliasse os letramentos dos estudantes. |
Palavras-chave: | Alfabetização Estágio supervisionado Leitura Letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SANTOS, Gilvanete Maria dos. Contando histórias no ensino fundamental anos iniciais como possibilidade de formação de leitores: vivências do estágio supervisionado. 2023. 28 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11106 |
Data do documento: | 2-dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contando histórias no ensino fundamental anos iniciais como possibilidade de formação de leitores - vivências do estágio supervisionado.pdf | 698.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.