00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11106
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contando histórias no ensino fundamental anos iniciais como possibilidade de formação de leitores: vivências do estágio supervisionado
Autor(es): Santos, Gilvanete Maria dos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Abdizia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Karla de Oliveira
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEDU/UFAL, no ano de 2019, através de ações que foram desenvolvidas durante o Projeto de Intervenção intitulado: “A “Contação” de histórias como processo de formação dos pequenos leitores, desenvolvendo a leitura e a escrita através da história de Dona Baratinha”, realizado com os alunos do 2o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma Escola Municipal em Maceió. Esse projeto permitiu- me vivenciar um ensino de leitura conectada com a realidade dos estudantes – considerando o contexto socioeconômico dos mesmos – levando-os a refletirem sobre os seus atos, comunicação oral e escrita, através de diversos gêneros textuais, estimulando, assim, reflexões e senso crítico, dentro de um contexto de interdisciplinaridade, valorizando a atuação de todos envolvidos nesse processo. Diante destas experiências de estágio, foi possível dispor de aprendizagens significativas, a aproximação investigativa da realidade e do seu contexto social envolvendo estudos, análise dos gêneros textuais na busca por alternativas no processo de ensino aprendizagem que ampliasse os letramentos dos estudantes.
Palavras-chave: Alfabetização
Estágio supervisionado
Leitura
Letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Gilvanete Maria dos. Contando histórias no ensino fundamental anos iniciais como possibilidade de formação de leitores: vivências do estágio supervisionado. 2023. 28 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11106
Data do documento: 2-dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.