00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9512-1531pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Karla de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7995265157981192pt_BR
dc.creatorSantos, Gilvanete Maria dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178847882034595pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-03T21:47:15Z-
dc.date.available2023-05-03-
dc.date.available2023-05-03T21:47:15Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Gilvanete Maria dos. Contando histórias no ensino fundamental anos iniciais como possibilidade de formação de leitores: vivências do estágio supervisionado. 2023. 28 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11106-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleContando histórias no ensino fundamental anos iniciais como possibilidade de formação de leitores: vivências do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEDU/UFAL, no ano de 2019, através de ações que foram desenvolvidas durante o Projeto de Intervenção intitulado: “A “Contação” de histórias como processo de formação dos pequenos leitores, desenvolvendo a leitura e a escrita através da história de Dona Baratinha”, realizado com os alunos do 2o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma Escola Municipal em Maceió. Esse projeto permitiu- me vivenciar um ensino de leitura conectada com a realidade dos estudantes – considerando o contexto socioeconômico dos mesmos – levando-os a refletirem sobre os seus atos, comunicação oral e escrita, através de diversos gêneros textuais, estimulando, assim, reflexões e senso crítico, dentro de um contexto de interdisciplinaridade, valorizando a atuação de todos envolvidos nesse processo. Diante destas experiências de estágio, foi possível dispor de aprendizagens significativas, a aproximação investigativa da realidade e do seu contexto social envolvendo estudos, análise dos gêneros textuais na busca por alternativas no processo de ensino aprendizagem que ampliasse os letramentos dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.