00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15679
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendizagem de crianças surdas e a música: caminhos possíveis
Autor(es): Marques, Niquezia Rocha
Primeiro Orientador: Santos, Janayna Paula Lima de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Pedro Paulo Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
Resumo: A inclusão gera interesse de pesquisadores e professores da educação básica em vários aspectos. Por se tratar de uma tarefa desafiadora, os educadores podem utilizar a música como ferramenta para garantir a aprendizagem de crianças surdas. Assim, surgiu a seguinte inquietação: Como a música pode ser utilizada em sala de aula para facilitar o aprendizado de crianças surdas? O objetivo dessa pesquisa foi descrever e analisar a produção científica de 2013 a 2023 sobre a utilização da música na aprendizagem de crianças surdas. O método utilizado foi a análise bibliográfica em teses, dissertações e monografias de pós-graduação provenientes de programas de pós-graduações brasileiros. Foi apontada a falta de formação de professores para atuar com o público diverso e a identificação de pontos convergentes entre os estudos, como a interação, a comunicação, a psicomotricidade, a linguagem e os efeitos positivos da música sobre a socialização das crianças.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Educação de surdos
Música
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: MARQUES, Niquezia Rocha. Aprendizagem de crianças surdas e a música: caminhos possíveis. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15679
Data do documento: 18-jun-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem de crianças surdas e a música caminhos possíveis.pdf365.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.