Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Janayna Paula Lima de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1756972365624957 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Pedro Paulo Viana | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Noélia Rodrigues dos | - |
dc.creator | Marques, Niquezia Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-07T18:37:12Z | - |
dc.date.available | 2025-03-06 | - |
dc.date.available | 2025-03-07T18:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Niquezia Rocha. Aprendizagem de crianças surdas e a música: caminhos possíveis. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15679 | - |
dc.description.abstract | não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de crianças surdas e a música: caminhos possíveis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A inclusão gera interesse de pesquisadores e professores da educação básica em vários aspectos. Por se tratar de uma tarefa desafiadora, os educadores podem utilizar a música como ferramenta para garantir a aprendizagem de crianças surdas. Assim, surgiu a seguinte inquietação: Como a música pode ser utilizada em sala de aula para facilitar o aprendizado de crianças surdas? O objetivo dessa pesquisa foi descrever e analisar a produção científica de 2013 a 2023 sobre a utilização da música na aprendizagem de crianças surdas. O método utilizado foi a análise bibliográfica em teses, dissertações e monografias de pós-graduação provenientes de programas de pós-graduações brasileiros. Foi apontada a falta de formação de professores para atuar com o público diverso e a identificação de pontos convergentes entre os estudos, como a interação, a comunicação, a psicomotricidade, a linguagem e os efeitos positivos da música sobre a socialização das crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem de crianças surdas e a música caminhos possíveis.pdf | 365.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.