00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15426
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O erro na construção da aprendizagem: o papel do educador frente ao erro do educando
Autor(es): Santos, Lívia Kaylanne Macário dos
Santos, Maxsuel Henrique da Silva
Primeiro Orientador: Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Mônica Patrícia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Torres, Andresso Marques
Resumo: Este estudo, fundamentado nas teorias de Piaget, Luckesi e Esteban, investiga o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem, analisando, através da avaliação da aprendizagem, como auxiliar o educando a alcançar o aprendizado. Nessa esteira, o trabalho em tela apresenta os seguintes objetivos específicos: (1) analisar o erro como fonte de castigo e (2) discorrer a respeito das consequências desencadeadas ao aluno, de uma avaliação baseada no exame. Ao analisar a literatura, percebe-se que o erro, tradicionalmente visto como fracasso, é, na verdade, um recurso valioso para a construção do conhecimento. Ao invés de punir os erros, o professor deve utilizá-los como ponto de partida para a reflexão e a construção de novos saberes. Outrossim, a pesquisa demonstra que a avaliação tradicional, baseada em exames, limita o potencial de aprendizagem dos alunos. Propõe-se, então, uma mudança de paradigma, com a adoção de práticas avaliativas mais formativas e que valorizem o processo de aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicam que, ao valorizar o erro, a escola contribui para a formação de alunos mais autônomos, críticos e criativos.
Abstract: no abstract
Palavras-chave: Aprendizagem
Erro
Avaliação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Lívia Kaylanne Macário dos; SANTOS, Maxsuel Henrique da Silva. O papel do educador frente ao erro do educando. 2024. 22 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15426
Data do documento: 2-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o papel do educador frente ao erro do educando.pdfTCC-artigo342 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.