Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15426
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O erro na construção da aprendizagem: o papel do educador frente ao erro do educando |
Autor(es): | Santos, Lívia Kaylanne Macário dos Santos, Maxsuel Henrique da Silva |
Primeiro Orientador: | Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sales, Mônica Patrícia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Torres, Andresso Marques |
Resumo: | Este estudo, fundamentado nas teorias de Piaget, Luckesi e Esteban, investiga o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem, analisando, através da avaliação da aprendizagem, como auxiliar o educando a alcançar o aprendizado. Nessa esteira, o trabalho em tela apresenta os seguintes objetivos específicos: (1) analisar o erro como fonte de castigo e (2) discorrer a respeito das consequências desencadeadas ao aluno, de uma avaliação baseada no exame. Ao analisar a literatura, percebe-se que o erro, tradicionalmente visto como fracasso, é, na verdade, um recurso valioso para a construção do conhecimento. Ao invés de punir os erros, o professor deve utilizá-los como ponto de partida para a reflexão e a construção de novos saberes. Outrossim, a pesquisa demonstra que a avaliação tradicional, baseada em exames, limita o potencial de aprendizagem dos alunos. Propõe-se, então, uma mudança de paradigma, com a adoção de práticas avaliativas mais formativas e que valorizem o processo de aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicam que, ao valorizar o erro, a escola contribui para a formação de alunos mais autônomos, críticos e criativos. |
Abstract: | no abstract |
Palavras-chave: | Aprendizagem Erro Avaliação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Lívia Kaylanne Macário dos; SANTOS, Maxsuel Henrique da Silva. O papel do educador frente ao erro do educando. 2024. 22 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15426 |
Data do documento: | 2-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o papel do educador frente ao erro do educando.pdf | TCC-artigo | 342 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.