Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1003189884392105 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sales, Mônica Patrícia da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2200661405627951 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Torres, Andresso Marques | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3521-7811 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5767546693723657 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Lívia Kaylanne Macário dos | - |
dc.creator | Santos, Maxsuel Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T16:46:19Z | - |
dc.date.available | 2025-02-14 | - |
dc.date.available | 2025-02-14T16:46:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lívia Kaylanne Macário dos; SANTOS, Maxsuel Henrique da Silva. O papel do educador frente ao erro do educando. 2024. 22 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15426 | - |
dc.description.abstract | no abstract | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O erro na construção da aprendizagem: o papel do educador frente ao erro do educando | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo, fundamentado nas teorias de Piaget, Luckesi e Esteban, investiga o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem, analisando, através da avaliação da aprendizagem, como auxiliar o educando a alcançar o aprendizado. Nessa esteira, o trabalho em tela apresenta os seguintes objetivos específicos: (1) analisar o erro como fonte de castigo e (2) discorrer a respeito das consequências desencadeadas ao aluno, de uma avaliação baseada no exame. Ao analisar a literatura, percebe-se que o erro, tradicionalmente visto como fracasso, é, na verdade, um recurso valioso para a construção do conhecimento. Ao invés de punir os erros, o professor deve utilizá-los como ponto de partida para a reflexão e a construção de novos saberes. Outrossim, a pesquisa demonstra que a avaliação tradicional, baseada em exames, limita o potencial de aprendizagem dos alunos. Propõe-se, então, uma mudança de paradigma, com a adoção de práticas avaliativas mais formativas e que valorizem o processo de aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicam que, ao valorizar o erro, a escola contribui para a formação de alunos mais autônomos, críticos e criativos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o papel do educador frente ao erro do educando.pdf | TCC-artigo | 342 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.