00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003189884392105pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Mônica Patrícia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200661405627951pt_BR
dc.contributor.referee2Torres, Andresso Marques-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3521-7811pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767546693723657pt_BR
dc.creatorSantos, Lívia Kaylanne Macário dos-
dc.creatorSantos, Maxsuel Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-14T16:46:19Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T16:46:19Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Lívia Kaylanne Macário dos; SANTOS, Maxsuel Henrique da Silva. O papel do educador frente ao erro do educando. 2024. 22 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15426-
dc.description.abstractno abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO erro na construção da aprendizagem: o papel do educador frente ao erro do educandopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo, fundamentado nas teorias de Piaget, Luckesi e Esteban, investiga o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem, analisando, através da avaliação da aprendizagem, como auxiliar o educando a alcançar o aprendizado. Nessa esteira, o trabalho em tela apresenta os seguintes objetivos específicos: (1) analisar o erro como fonte de castigo e (2) discorrer a respeito das consequências desencadeadas ao aluno, de uma avaliação baseada no exame. Ao analisar a literatura, percebe-se que o erro, tradicionalmente visto como fracasso, é, na verdade, um recurso valioso para a construção do conhecimento. Ao invés de punir os erros, o professor deve utilizá-los como ponto de partida para a reflexão e a construção de novos saberes. Outrossim, a pesquisa demonstra que a avaliação tradicional, baseada em exames, limita o potencial de aprendizagem dos alunos. Propõe-se, então, uma mudança de paradigma, com a adoção de práticas avaliativas mais formativas e que valorizem o processo de aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicam que, ao valorizar o erro, a escola contribui para a formação de alunos mais autônomos, críticos e criativos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o papel do educador frente ao erro do educando.pdfTCC-artigo342 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.