Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14063
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática |
Título(s) alternativo(s): | The Political Pedagogical Project as an instrument of management democratic |
Autor(es): | Andrade, Sâmara Priscila Gonçalves de Oliveira, Tácila Paula de |
Primeiro Orientador: | Diógenes, Elione Maria Nogueira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Candeias, Cezar Nonato Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferraz, Eraldo de Souza |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral analisar como o Projeto Político-Pedagógico pode fortalecer a democracia dentro do ambiente escolar no contexto atual, com evidências no conceito do que é um PPP, a legislação do PPP e o impacto da democracia no que concerne a gestão escolar. A pesquisa está organizada da seguinte estrutura: Introdução, metodologia, referencial teórico, a relação do PPP com a democracia, conclusão e, por fim, as referências. É uma pesquisa qualitativa. Para realizar esse estudo foi necessário: pesquisa documental para levantamento e estudo de documentos que corroboram com a análise, como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição e outros documentos oficiais. Para a realização dos estudos das informações foi utilizado a análise documental. Os resultados que se destacam dessa pesquisa são: a) que o PPP está atrelado diretamente atrelado à democracia brasileira, b) O PPP é o instrumento mais democrático dentro de uma unidade escolar, c) que mesmo depois de três décadas do fim do Regime Militar, o PPP e a democracia são frágeis e a todo momento encontram-se em situação de risco. |
Abstract: | Não tem abstract. |
Palavras-chave: | Projeto Político-Pedagógico Política Redemocratização Gestão Democracia Political Pedagogical Project Politics Redemocratization Management Democracy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | ANDRADE, Sâmara Priscila Gonçalves de; OLIVEIRA, Tácila Paula de. O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14063 |
Data do documento: | 20-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática.pdf | 251.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.