00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14063
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática
Título(s) alternativo(s): The Political Pedagogical Project as an instrument of management democratic
Autor(es): Andrade, Sâmara Priscila Gonçalves de
Oliveira, Tácila Paula de
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Eraldo de Souza
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar como o Projeto Político-Pedagógico pode fortalecer a democracia dentro do ambiente escolar no contexto atual, com evidências no conceito do que é um PPP, a legislação do PPP e o impacto da democracia no que concerne a gestão escolar. A pesquisa está organizada da seguinte estrutura: Introdução, metodologia, referencial teórico, a relação do PPP com a democracia, conclusão e, por fim, as referências. É uma pesquisa qualitativa. Para realizar esse estudo foi necessário: pesquisa documental para levantamento e estudo de documentos que corroboram com a análise, como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição e outros documentos oficiais. Para a realização dos estudos das informações foi utilizado a análise documental. Os resultados que se destacam dessa pesquisa são: a) que o PPP está atrelado diretamente atrelado à democracia brasileira, b) O PPP é o instrumento mais democrático dentro de uma unidade escolar, c) que mesmo depois de três décadas do fim do Regime Militar, o PPP e a democracia são frágeis e a todo momento encontram-se em situação de risco.
Abstract: Não tem abstract.
Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico
Política
Redemocratização
Gestão
Democracia
Political Pedagogical Project
Politics
Redemocratization
Management
Democracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: ANDRADE, Sâmara Priscila Gonçalves de; OLIVEIRA, Tácila Paula de. O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14063
Data do documento: 20-abr-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática.pdf251.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.