00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Diógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352567866641388pt_BR
dc.contributor.referee1Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.referee2Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.creatorAndrade, Sâmara Priscila Gonçalves de-
dc.creatorOliveira, Tácila Paula de-
dc.date.accessioned2024-08-22T22:18:37Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-22T22:18:37Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.identifier.citationANDRADE, Sâmara Priscila Gonçalves de; OLIVEIRA, Tácila Paula de. O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14063-
dc.description.abstractNão tem abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectRedemocratizaçãopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectPolitical Pedagogical Projectpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectRedemocratizationpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democráticapt_BR
dc.title.alternativeThe Political Pedagogical Project as an instrument of management democraticpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral analisar como o Projeto Político-Pedagógico pode fortalecer a democracia dentro do ambiente escolar no contexto atual, com evidências no conceito do que é um PPP, a legislação do PPP e o impacto da democracia no que concerne a gestão escolar. A pesquisa está organizada da seguinte estrutura: Introdução, metodologia, referencial teórico, a relação do PPP com a democracia, conclusão e, por fim, as referências. É uma pesquisa qualitativa. Para realizar esse estudo foi necessário: pesquisa documental para levantamento e estudo de documentos que corroboram com a análise, como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição e outros documentos oficiais. Para a realização dos estudos das informações foi utilizado a análise documental. Os resultados que se destacam dessa pesquisa são: a) que o PPP está atrelado diretamente atrelado à democracia brasileira, b) O PPP é o instrumento mais democrático dentro de uma unidade escolar, c) que mesmo depois de três décadas do fim do Regime Militar, o PPP e a democracia são frágeis e a todo momento encontram-se em situação de risco.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática.pdf251.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.