Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Diógenes, Elione Maria Nogueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2352567866641388 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Candeias, Cezar Nonato Bezerra | - |
dc.contributor.referee2 | Ferraz, Eraldo de Souza | - |
dc.creator | Andrade, Sâmara Priscila Gonçalves de | - |
dc.creator | Oliveira, Tácila Paula de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T22:18:37Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22 | - |
dc.date.available | 2024-08-22T22:18:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Sâmara Priscila Gonçalves de; OLIVEIRA, Tácila Paula de. O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14063 | - |
dc.description.abstract | Não tem abstract. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Redemocratização | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Political Pedagogical Project | pt_BR |
dc.subject | Politics | pt_BR |
dc.subject | Redemocratization | pt_BR |
dc.subject | Management | pt_BR |
dc.subject | Democracy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática | pt_BR |
dc.title.alternative | The Political Pedagogical Project as an instrument of management democratic | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo geral analisar como o Projeto Político-Pedagógico pode fortalecer a democracia dentro do ambiente escolar no contexto atual, com evidências no conceito do que é um PPP, a legislação do PPP e o impacto da democracia no que concerne a gestão escolar. A pesquisa está organizada da seguinte estrutura: Introdução, metodologia, referencial teórico, a relação do PPP com a democracia, conclusão e, por fim, as referências. É uma pesquisa qualitativa. Para realizar esse estudo foi necessário: pesquisa documental para levantamento e estudo de documentos que corroboram com a análise, como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição e outros documentos oficiais. Para a realização dos estudos das informações foi utilizado a análise documental. Os resultados que se destacam dessa pesquisa são: a) que o PPP está atrelado diretamente atrelado à democracia brasileira, b) O PPP é o instrumento mais democrático dentro de uma unidade escolar, c) que mesmo depois de três décadas do fim do Regime Militar, o PPP e a democracia são frágeis e a todo momento encontram-se em situação de risco. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Projeto Político-Pedagógico como instrumento da gestão democrática.pdf | 251.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.