00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12517
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias de ensino
Autor(es): Souza, Adelma de Lima
Jesus, Maria Edneide de
Silva, Maria Luciene
Primeiro Orientador: Santos, Marta Maria Minervino dos
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte, Madileide de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Vidal, Odaléa Feitosa
Resumo: Este artigo é fruto de pesquisa interventiva realizada durante o curso de Graduação em Pedagogia, que tem como objetivo analisar as metodologias utilizadas em salas de aula no processo de alfabetização e letramento dos educandos de 1o e 2o ano de uma escola rural, e sua contribuição para a superação do fracasso escolar. A metodologia utilizada para a pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, com estudos de referenciais teóricos que tratam do tema em questão; e, pesquisa de intervenção para conhecimento da realidade e levantamento de dados, utilizando como instrumento de pesquisa questionários contendo oito perguntas fechadas aplicado a quatro educadores. Concluiu-se, ao final da pesquisa, que ao promover metodologias diversas, através de recursos didáticos facilitadores do processo de leitura e escrita, e, por meio de diferentes portadores de textos como elementos motivadores e facilitadores da construção de habilidades e competências leitoras, viabilizar-se-á um melhor rendimento escolar aos educandos, com vistas a produzir bons resultados.
Palavras-chave: Metodologia
Letramento
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SOUZA, Adelma de Lima, JESUS, Maria Edneide de, SILVA, Maria Luciene. O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias de ensino. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Santana do Ipanema, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema - AL, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12517
Data do documento: 2-set-2015
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.