Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12517
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias de ensino |
Autor(es): | Souza, Adelma de Lima Jesus, Maria Edneide de Silva, Maria Luciene |
Primeiro Orientador: | Santos, Marta Maria Minervino dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Duarte, Madileide de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vidal, Odaléa Feitosa |
Resumo: | Este artigo é fruto de pesquisa interventiva realizada durante o curso de Graduação em Pedagogia, que tem como objetivo analisar as metodologias utilizadas em salas de aula no processo de alfabetização e letramento dos educandos de 1o e 2o ano de uma escola rural, e sua contribuição para a superação do fracasso escolar. A metodologia utilizada para a pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, com estudos de referenciais teóricos que tratam do tema em questão; e, pesquisa de intervenção para conhecimento da realidade e levantamento de dados, utilizando como instrumento de pesquisa questionários contendo oito perguntas fechadas aplicado a quatro educadores. Concluiu-se, ao final da pesquisa, que ao promover metodologias diversas, através de recursos didáticos facilitadores do processo de leitura e escrita, e, por meio de diferentes portadores de textos como elementos motivadores e facilitadores da construção de habilidades e competências leitoras, viabilizar-se-á um melhor rendimento escolar aos educandos, com vistas a produzir bons resultados. |
Palavras-chave: | Metodologia Letramento Alfabetização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SOUZA, Adelma de Lima, JESUS, Maria Edneide de, SILVA, Maria Luciene. O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias de ensino. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Santana do Ipanema, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema - AL, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12517 |
Data do documento: | 2-set-2015 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental uma análise das metodologias de ensino.pdf | 261.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.