00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Marta Maria Minervino dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434293895465294pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Madileide de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4053199044347094pt_BR
dc.contributor.referee2Vidal, Odaléa Feitosa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6759-0784pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460820799039248pt_BR
dc.creatorSouza, Adelma de Lima-
dc.creatorJesus, Maria Edneide de-
dc.creatorSilva, Maria Luciene-
dc.date.accessioned2023-10-31T22:25:03Z-
dc.date.available2023-10-31-
dc.date.available2023-10-31T22:25:03Z-
dc.date.issued2015-09-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Adelma de Lima, JESUS, Maria Edneide de, SILVA, Maria Luciene. O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias de ensino. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Santana do Ipanema, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema - AL, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12517-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo é fruto de pesquisa interventiva realizada durante o curso de Graduação em Pedagogia, que tem como objetivo analisar as metodologias utilizadas em salas de aula no processo de alfabetização e letramento dos educandos de 1o e 2o ano de uma escola rural, e sua contribuição para a superação do fracasso escolar. A metodologia utilizada para a pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, com estudos de referenciais teóricos que tratam do tema em questão; e, pesquisa de intervenção para conhecimento da realidade e levantamento de dados, utilizando como instrumento de pesquisa questionários contendo oito perguntas fechadas aplicado a quatro educadores. Concluiu-se, ao final da pesquisa, que ao promover metodologias diversas, através de recursos didáticos facilitadores do processo de leitura e escrita, e, por meio de diferentes portadores de textos como elementos motivadores e facilitadores da construção de habilidades e competências leitoras, viabilizar-se-á um melhor rendimento escolar aos educandos, com vistas a produzir bons resultados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.