Navegando por CNPq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 1 a 20 de 38  Próximo >
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
20-set-2018Abreviaturas utilizadas no internetês: fatores fonológicos (e semânticos)Dantas, Mayhara VieiraTrabalho de Conclusão de Curso
29-dez-2020“Aí eu chegava e via cantano o livro” práticas de leitura em voz alta no Povoado Cancanção (Água Branca – AL): via de acesso à cultura escrita.Gonçalves, Rosilene dos SantosTrabalho de Conclusão de Curso
10-set-2020A analogia nos princípios de Paul e na teorização de SaussureAlmeida, Ítalo de FreitaTrabalho de Conclusão de Curso
24-ago-2023O cancioneiro escolar a música popular nos livros didáticos do Ensino Fundamental IITavares, Waléria GomesTrabalho de Conclusão de Curso
18-out-2018Considerações sobre alfabetização: letramento, oralidade e contribuições das disciplinas fonética e fonologiaBertoldo, Chrislanya da SilvaTrabalho de Conclusão de Curso
23-nov-2017As constituições do ethos especular de estudantes estrangeiros(as) no aprendizado de português como segunda língua dentro de uma perspectiva dialógica de ensinoSouza, Márcia Vanessa dos SantosDissertação
25-mai-2020As contradições da era cibernética em “Queda livre” e “Manda quem pode”, da série Black Mirror.Silva, Herbert Luan Lopes daTrabalho de Conclusão de Curso
28-mar-2019Crenças e atitudes linguísticas sobre o ensino de língua portuguesa: o que pensam os estudantes do 9º ano de uma escola rural em Pariconha - ALSilva, Mariana Lima daTrabalho de Conclusão de Curso
11-abr-2019A culpa é dela (?): efeitos discursivos nos comentários sobre casos de violência contra a mulherMenezes, Ketiley Giovana AraújoTrabalho de Conclusão de Curso
25-set-2020De narrativas, de poemas e de relatos de memórias: práticas de letramentos literários no PIBID - língua portuguesaSantana, Herlanne Nayara do NascimentoTrabalho de Conclusão de Curso
20-fev-2020A desigualdade social refletida sob o viés do personagem Pedro Bala na obra Capitães da areia, de Jorge AmadoBonifácio, Aline Oliveira dos AnjosTrabalho de Conclusão de Curso
5-nov-2020Educação linguístico-morfológica em livros didáticos de língua portuguesa em 3º, 4º, e 5º ano do ensino fundamentalAlmeida, Petrânia Alves deTrabalho de Conclusão de Curso
25-jun-2021Ensinar ou não ensinar a gramática na escola, eis a questão: uma análise discursivaOliveira, Maria Franciele GonçalvesTrabalho de Conclusão de Curso
26-set-2023Ensino de literatura entre o presencial e o remoto os desafios na sala de aula de Língua Portuguesa na Escola Municipal de E. B. Mons. Aluísio Viana Martins, em Mata Grande, AlagoasBarboza, Maria Elizabete do NascimentoTrabalho de Conclusão de Curso
20-dez-2020As estratégias para ensino-aprendizagem da ortografia nos LDPS do ensino fundamental do 6º ao 9º anoSoares, Juliana SantosTrabalho de Conclusão de Curso
6-nov-2020Estudos morfológicos: teoria, ensino e abordagem de morfologia em livros didáticos de língua portuguesaSouza, Geovâneo dos SantosTrabalho de Conclusão de Curso
10-abr-2019As expressões idiomáticas e o tratamento dado em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: uma análise na coleção de livros didáticos de 1º ao 3º ano: português - linguagensSouza, Élida de AraújoTrabalho de Conclusão de Curso
24-fev-2022Formação docente no contexto pandêmico: o estágio supervisionado em Letras – Língua Portuguesa no sertão alagoanoGomes, Beatriz de Lima Ismael DantasTrabalho de Conclusão de Curso
28-set-2018Layla: uma borboleta negra sertaneja, abordagem queer da performatização de si como mulher transRamos, Camila Faustina Santos PereiraTrabalho de Conclusão de Curso
29-out-2020Leitura da BNCC: reflexões sobre práticas de letramento humanizador no componente curricular língua portuguesaSilva, Janicleia Feitosa daTrabalho de Conclusão de Curso