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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10763
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Permanência escolar na educação técnico-profissional: narrativas dos estudantes-egressos do proeja-FIC/IFAL |
Título(s) alternativo(s): | School permanence in technical-professional education: narratives of proeja-FIC/IFAL students |
Autor(es): | Silva, Manoel Santos da |
Primeiro Orientador: | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcante, Valéria Campos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Lucas Pereira da |
Resumo: | Este artigo, que se constitui no nosso Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no contexto do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Ufal/CNPq). Teve como objetivo compreender, a partir das narrativas dos trabalhadores-estudantes - egressos, como o curso de Qualificação em Informática (Proeja – FIC) ofertado pelo Ifal - Câmpus Satuba, enquanto formação profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, possibilitou, ou não, a permanência escolar a esses sujeitos egressos. Problematizou: Que proposições formativas foram propulsoras da permanência dos/as egressos/as do curso em Qualificação em Informática EJA/EPT, na modalidade FIC? Para “responder” a essa indagação ancorou-se na abordagem qualitativa e fez uso da entrevista história de vida geradora das narrativas, que neste recorte envolveu 3 (três) egressos pertencentes às turmas de 2010.1, 2013.2 e 2014.1 do referido curso. Usou-se também a análise de documentos institucionais nacionais e locais, que contribuíram, sobretudo, para o entendimento das configurações do Proeja-FIC. A leitura interpretativa do corpus apontou que as ações internas do curso investigado tiveram impactos significativos nas construções de trajetórias de permanência, e de sucesso escolar, tendo em vista que a experiência formativa narrada demonstrou, categoricamente as relações educador-educando; educando-educador e educando-educando, enquanto importantes fatores propulsores para a continuidade na escolarização. |
Palavras-chave: | Proeja-FIC Permanência Escolar Currículo Integrado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SILVA, Manoel Santos da. Permanência escolar na educação técnico-profissional: narrativas dos estudantes-egressos do proeja-FIC/IFAL. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10763 |
Data do documento: | 25-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Permanência escolar na educação tècnico-profissional - narrativas dos estudantes-egressos do Proeja-FIC-IFAL.pdf | 299.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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