00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3659-4165pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9512-1531pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lucas Pereira da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3797-6085pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8588922829591936pt_BR
dc.creatorSilva, Manoel Santos da-
dc.date.accessioned2023-03-23T21:53:37Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-03-23T21:53:37Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.citationSILVA, Manoel Santos da. Permanência escolar na educação técnico-profissional: narrativas dos estudantes-egressos do proeja-FIC/IFAL. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10763-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProeja-FICpt_BR
dc.subjectPermanência Escolarpt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titlePermanência escolar na educação técnico-profissional: narrativas dos estudantes-egressos do proeja-FIC/IFALpt_BR
dc.title.alternativeSchool permanence in technical-professional education: narratives of proeja-FIC/IFAL studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo, que se constitui no nosso Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no contexto do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Ufal/CNPq). Teve como objetivo compreender, a partir das narrativas dos trabalhadores-estudantes - egressos, como o curso de Qualificação em Informática (Proeja – FIC) ofertado pelo Ifal - Câmpus Satuba, enquanto formação profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, possibilitou, ou não, a permanência escolar a esses sujeitos egressos. Problematizou: Que proposições formativas foram propulsoras da permanência dos/as egressos/as do curso em Qualificação em Informática EJA/EPT, na modalidade FIC? Para “responder” a essa indagação ancorou-se na abordagem qualitativa e fez uso da entrevista história de vida geradora das narrativas, que neste recorte envolveu 3 (três) egressos pertencentes às turmas de 2010.1, 2013.2 e 2014.1 do referido curso. Usou-se também a análise de documentos institucionais nacionais e locais, que contribuíram, sobretudo, para o entendimento das configurações do Proeja-FIC. A leitura interpretativa do corpus apontou que as ações internas do curso investigado tiveram impactos significativos nas construções de trajetórias de permanência, e de sucesso escolar, tendo em vista que a experiência formativa narrada demonstrou, categoricamente as relações educador-educando; educando-educador e educando-educando, enquanto importantes fatores propulsores para a continuidade na escolarização.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Permanência escolar na educação tècnico-profissional - narrativas dos estudantes-egressos do Proeja-FIC-IFAL.pdf299.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.