Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10763
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3659-4165 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0771452713521203 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-9512-1531 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lucas Pereira da | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-3797-6085 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8588922829591936 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Manoel Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T21:53:37Z | - |
dc.date.available | 2023-03-23 | - |
dc.date.available | 2023-03-23T21:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Manoel Santos da. Permanência escolar na educação técnico-profissional: narrativas dos estudantes-egressos do proeja-FIC/IFAL. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10763 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Proeja-FIC | pt_BR |
dc.subject | Permanência Escolar | pt_BR |
dc.subject | Currículo Integrado | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Permanência escolar na educação técnico-profissional: narrativas dos estudantes-egressos do proeja-FIC/IFAL | pt_BR |
dc.title.alternative | School permanence in technical-professional education: narratives of proeja-FIC/IFAL students | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo, que se constitui no nosso Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no contexto do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Ufal/CNPq). Teve como objetivo compreender, a partir das narrativas dos trabalhadores-estudantes - egressos, como o curso de Qualificação em Informática (Proeja – FIC) ofertado pelo Ifal - Câmpus Satuba, enquanto formação profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, possibilitou, ou não, a permanência escolar a esses sujeitos egressos. Problematizou: Que proposições formativas foram propulsoras da permanência dos/as egressos/as do curso em Qualificação em Informática EJA/EPT, na modalidade FIC? Para “responder” a essa indagação ancorou-se na abordagem qualitativa e fez uso da entrevista história de vida geradora das narrativas, que neste recorte envolveu 3 (três) egressos pertencentes às turmas de 2010.1, 2013.2 e 2014.1 do referido curso. Usou-se também a análise de documentos institucionais nacionais e locais, que contribuíram, sobretudo, para o entendimento das configurações do Proeja-FIC. A leitura interpretativa do corpus apontou que as ações internas do curso investigado tiveram impactos significativos nas construções de trajetórias de permanência, e de sucesso escolar, tendo em vista que a experiência formativa narrada demonstrou, categoricamente as relações educador-educando; educando-educador e educando-educando, enquanto importantes fatores propulsores para a continuidade na escolarização. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Permanência escolar na educação tècnico-profissional - narrativas dos estudantes-egressos do Proeja-FIC-IFAL.pdf | 299.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.