00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3909
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de um plano de ação para otimizar os recursos destinados à aquisição de materiais bibliográficos do SIBI/UFAL : a contribuição do SIBI nas avaliações de desempenho da UFAL no âmbito do SINAES
Título(s) alternativo(s): Proposal for a plan of action to optimize the resources intended for the acquisition of bibliographic materials: SIBI's contribution to UFAL's performance evaluations within SINAES
Autor(es): Cavalcante, Janis Christine Angelina
Primeiro Orientador: Souza, Waldemar Antônio da Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Edivânio Duarte de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Milka Alves Correia
Resumo: A Avaliação do Desempenho Organizacional (ADO) nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) realiza-se por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) que avalia os cursos de graduação e a instituição como um todo. A partir do ano de 2007, com a implantação do Programa de Restauração e Expansão das Universidades Federais (REUNI), houve a ampliação do número de vagas, a criação de novos cursos e a interiorização, ou seja, criação de Campi no interior dos estados. Por outro lado, nos últimos anos, o Brasil perpassa por uma crise financeira que ocasionou em redução nos repasses financeiros às IFES. Com o REUNI, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) expandiu em nove cursos de graduação e dois Campi aumentando consideravelmente as necessidades informacionais da comunidade acadêmica. Partindo do princípio que a biblioteca universitária insere-se no conjunto de fatores que compõe os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nos processos avaliativos do SINAES, tanto na avaliação institucional como nas avaliações dos cursos de graduação, esta pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: O que se pode fazer para adequar os acervos do Sistema de Bibliotecas (SIBI) à nova demanda da (UFAL) diante da redução dos repasses financeiros do Governo Federal às IFES? Tomou-se como objeto de estudo o SIBI/UFAL que é responsável pelo suporte bibliográfico das treze bibliotecas que se dispõem nos três Campi da universidade. O objetivo geral deste estudo é apontar estratégias para otimizar o recurso destinado à aquisição de materiais bibliográficos do SIBI de forma a contribuir nas avaliações de desempenho da UFAL no âmbito do SINAES. Os objetivos específicos são: i) escolher um processo oriundo do macro-processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções para aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); ii) aplicar o MASP ao processo de aquisição de materiais bibliográficos do SIBI/UFAL; iii) propor um plano de ação para melhorar o processo de aquisição de materiais bibliográficos do SIBI/UFAL. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório descritivo e aplicada, utilizando o método da pesquisa-ação e as técnicas do MASP. Como resultado o estudo identificou problemas que comprometem a eficiência e eficácia do processo de aquisição de materiais bibliográficos. Fez a escolha de um dos problemas elencados no estudo, analisou-se o problema mais votado pela equipe com base em fatos e dados, arrolaram-se as principais variáreis causadoras deste problema e, mediante estas causas, apontou-se um conjunto de ações com vistas à melhoria do processo. Como considerações finais, o estudo mostra que a utilização de metodologias e instrumentos de gestão em Bibliotecas Universitárias, como a Gestão por Processos, o MASP, a Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções (PFDC), entre outros, são imprescindíveis para o bom desempenho das atividades da equipe, para o uso eficiente dos recursos, para subsidiar as tomadas de decisões do bibliotecário gestor e, principalmente, para a otimização dos produtos e serviços ofertados à comunidade acadêmica.
Abstract: The Organizational Performance Assessment (ADO) in the Federal Institutions of Higher Education (IFES) is carried out through the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES) that evaluates undergraduate courses and the institution as a whole. As of 2007, with the implementation of the Federal Universities' Restoration and Expansion Program (REUNI), there was an increase in the number of places, the creation of new courses and internalization, in other words, the creation of Campi within the states . On the other hand, in recent years, Brazil has been through a financial crisis that has led to a reduction in financial transfers to IFES. With REUNI, the Federal University of Alagoas (UFAL) hás expanded into nine undergraduate and two Campi courses, greatly increasing the informational needs of the academic community. Assuming that the university library is part of the set of factors that compose the quality parameters established by the Ministry of Education (MEC) in the evaluation processes of SINAES, both in the institutional evaluation and in the undergraduate courses evaluations, this research aims to respond to the following question: What can be done to adapt the collections of the Library System (SIBI) to the new demand of (UFAL) in view of the reduction of financial transfers from the Federal Government to IFES? SIBI / UFAL was the object of study, which is responsible for the bibliographic support of the thirteen libraries that are available in the three Campuses of the university. The general objective of this study is to identify strategies to optimize the resource for the acquisition of SIBI bibliographical materials in order to contribute to the performance evaluations of UFAL within SINAES. The specific objectives are: i) to choose a process from the macro-process of Training and Development of Collections to apply the Method of Analysis and Problem Solving (MASP); ii) apply the MASP to the acquisition process of SIBI / UFAL bibliographic materials; iii) to propose a plan of action to improve the process of acquisition of SIBI / UFAL bibliographic materials. The study is characterized as a qualitative, exploratory-descriptive and applied research, using the action-research method and MASP techniques. As a result, the study identified problems that compromise the efficiency and effectiveness of the acquisition process of bibliographic materials. He chose one of the problems listed in the study, analyzed the problem most voted by the team based on facts and data, listed the main variables causing this problem and, through these causes, a set of actions was identified with improving the process. As final considerations, the study shows that the use of methodologies and management tools in University Libraries, such as Process Management, MASP, Training and Collection Development Policy (PFDC), among others, are essential for good performance of the activities of the team, for the efficient use of resources, to subsidize the decision making of the manager librarian and, mainly, to optimize the products and services offered to the academic community.
Palavras-chave: Administração Pública - Brasil
IFES
Avaliação de desempenho organizacional
SINAES
Administração de bibliotecas universitárias
Public Administration - Brazil
Organizational Performance Evaluation.
Administration of university libraries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: CAVALCANTE, Janis Christine Angelina. Proposta de um plano de ação para otimizar os recursos destinados à aquisição de materiais bibliográficos do SIBI/UFAL : a contribuição do SIBI nas avaliações de desempenho da UFAL no âmbito do SINAES. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3909
Data do documento: 30-out-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.