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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2154
Tipo: | Dissertação |
Título: | O espaço lagunar na filmografia de Celso Brandão (1975-1989) : Mundaú-Manguaba |
Título(s) alternativo(s): | The lagoon space in Celso Brandão´s filmography (1975-1989): Mundaú-Manguaba |
Autor(es): | Virginio, Roseane Monteiro |
Primeiro Orientador: | Lima, Maria de Lourdes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cunha, Luiz Manoel Castro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Arrisete Cleide de Lemos |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, tem alçado notoriedade na comunidade acadêmica o interesse acerca da relação Cinema e História. A interdisciplinaridade adotada pelos franceses da escola dos Annales, através da ampliação do universo das fontes e a Nova História, nos anos 1960, responsável pela tríade novos objetos−problemas−abordagens, criou as condições possíveis dessa investigação. Esta pesquisa se propõe a examinar parte da filmografia do cineasta alagoano Celso Brandão como objeto de estudo. Desse modo, destacam-se as contribuições de três estudiosos do Cinema na sua relação com a História, a saber: Siegfried Kracauer (1889-1966), Marc Ferro (1924-) e Robert Rosenstone (1936-), acrescidas das leituras de Carlo Ginzburg, no que tange aos aspectos teórico-metodológicos relacionados à pesquisa. A preocupação desta investigação está relacionada à capacidade da fonte audiovisual de entregar pistas e sinais a respeito das transformações e permanências do Complexo Estuarino Mundaú Manguaba. São examinados cinco filmes de autoria de Celso Brandão: Reflexos (1975), Ponto das Ervas (1978), Chão de Casa (1982), Memória da Vida e do Trabalho (1984) e Papa Sururu (1989), todos ambientados no complexo lagunar. Nossa proposta é revisitar as fontes locais e a trajetória do Cinema em Alagoas por meio da inserção do cinema de Celso Brandão. |
Abstract: | This research has as objective the relation between Cinema and History. Therefore, we have based on some ideas of French historian Marc Ferro (1924-), about the films as historical sources. And we use of the Indicator Paradigm emphasized by Carlo Ginzburg to find trails, clues and signs in the films of Celso Brandão. He is a famous photographer and filmmaker from Alagoas. Then we can discover changer and permanences of Mundaú Manguaba Estuary Complex by intermediary of the films of Brandão. Let´s review five movies from his filmography: Reflexos (1975), Ponto das Ervas (1978), Chão de Casa (1982), Memória da Vida e do Trabalho (1984) e Papa Sururu (1989). Furthermore, we seek to revisit local sources and the trajectory of the Alagoas‘s cinema. |
Palavras-chave: | Brandão, Celso, 1951- - Documentários História cultural Cinema alagoano Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) - Alagoas Audiovisual sources Brandão, Celso - Documentaries Estuary Complex - Alagoas Cultural history |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | VIRGINIO, Roseane Monteiro. O espaço lagunar na filmografia de Celso Brandão (1975-1989): Mundaú-Manguaba. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2154 |
Data do documento: | 31-ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA |
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