00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Maria de Lourdes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449472217863692pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Luiz Manoel Castro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3554223614722114pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Arrisete Cleide de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473909520883167pt_BR
dc.creatorVirginio, Roseane Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2288727246374626pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-26T18:17:56Z-
dc.date.available2017-10-26-
dc.date.available2017-10-26T18:17:56Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationVIRGINIO, Roseane Monteiro. O espaço lagunar na filmografia de Celso Brandão (1975-1989): Mundaú-Manguaba. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2154-
dc.description.abstractThis research has as objective the relation between Cinema and History. Therefore, we have based on some ideas of French historian Marc Ferro (1924-), about the films as historical sources. And we use of the Indicator Paradigm emphasized by Carlo Ginzburg to find trails, clues and signs in the films of Celso Brandão. He is a famous photographer and filmmaker from Alagoas. Then we can discover changer and permanences of Mundaú Manguaba Estuary Complex by intermediary of the films of Brandão. Let´s review five movies from his filmography: Reflexos (1975), Ponto das Ervas (1978), Chão de Casa (1982), Memória da Vida e do Trabalho (1984) e Papa Sururu (1989). Furthermore, we seek to revisit local sources and the trajectory of the Alagoas‘s cinema.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrandão, Celso, 1951- - Documentáriospt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectCinema alagoanopt_BR
dc.subjectComplexo Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) - Alagoaspt_BR
dc.subjectAudiovisual sourcespt_BR
dc.subjectBrandão, Celso - Documentariespt_BR
dc.subjectEstuary Complex - Alagoaspt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO espaço lagunar na filmografia de Celso Brandão (1975-1989) : Mundaú-Manguabapt_BR
dc.title.alternativeThe lagoon space in Celso Brandão´s filmography (1975-1989): Mundaú-Manguabapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas, tem alçado notoriedade na comunidade acadêmica o interesse acerca da relação Cinema e História. A interdisciplinaridade adotada pelos franceses da escola dos Annales, através da ampliação do universo das fontes e a Nova História, nos anos 1960, responsável pela tríade novos objetos−problemas−abordagens, criou as condições possíveis dessa investigação. Esta pesquisa se propõe a examinar parte da filmografia do cineasta alagoano Celso Brandão como objeto de estudo. Desse modo, destacam-se as contribuições de três estudiosos do Cinema na sua relação com a História, a saber: Siegfried Kracauer (1889-1966), Marc Ferro (1924-) e Robert Rosenstone (1936-), acrescidas das leituras de Carlo Ginzburg, no que tange aos aspectos teórico-metodológicos relacionados à pesquisa. A preocupação desta investigação está relacionada à capacidade da fonte audiovisual de entregar pistas e sinais a respeito das transformações e permanências do Complexo Estuarino Mundaú Manguaba. São examinados cinco filmes de autoria de Celso Brandão: Reflexos (1975), Ponto das Ervas (1978), Chão de Casa (1982), Memória da Vida e do Trabalho (1984) e Papa Sururu (1989), todos ambientados no complexo lagunar. Nossa proposta é revisitar as fontes locais e a trajetória do Cinema em Alagoas por meio da inserção do cinema de Celso Brandão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O espaço lagunar na filmografia de Celso Brandão (1975-1989) - Mundaú-Manguaba.pdfO espaço lagunar na filmografia de Celso Brandão (1975-1989): Mundaú-Manguaba3.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.