00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores da/na educação de jovens e adultos em alagoas: invisibilidade e silenciamento
Título(s) alternativo(s): Teacher training in / in youth and adult education in alagoas: invisibility and silence
Autor(es): Lima, Cléia da Silva
Primeiro Orientador: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Abdízia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Janayna Paula Lima de Souza
Resumo: Este artigo versa sobre a formação de professores no contexto da Educação de Jovens e Adultos das Redes Públicas de Ensino de Alagoas. Traz como objetivo compreender os desafios da formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas, e os reflexos da ausência de formação continuada na prática pedagógica dos educadores da modalidade. A metodologia utilizada baseia-se em levantamento bibliográfico e análise documental. No percurso de escrita estabelecemos diálogos com autores, como: Arroyo (2006, 2017), Freire (1987, 1992, 1996), Moura (1999, 2001), Barros (2005, 2013) entre outros. Os resultados levam-nos a constatação de que predomina em Alagoas a ausência de política de formação continuada para os professores da EJA (BARROS, 2013). Diante dessa ausência de formação, podemos constatar que em muitas escolas da EJA prevalecem práticas pedagógicas descontextualizadas da realidade dos educandos (CAVALCANTE, 2017), e que em muitas circunstâncias infantilizam os educandos.
Abstract: ARTIGO TCC
Palavras-chave: Prática docente
Formação de professores
Educação de jovens e Adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: LIMA, Cléia da Silva. Formação de professores da/na educação de jovens e adultos em alagoas: invisibilidade e silenciamento. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7778
Data do documento: 18-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de professores da-na educação de jovens e adultos em Alagoas - invisibilidades e silenciamentos.pdf419.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.