Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7778
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação de professores da/na educação de jovens e adultos em alagoas: invisibilidade e silenciamento |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training in / in youth and adult education in alagoas: invisibility and silence |
Autor(es): | Lima, Cléia da Silva |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Valéria Campos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdízia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Janayna Paula Lima de Souza |
Resumo: | Este artigo versa sobre a formação de professores no contexto da Educação de Jovens e Adultos das Redes Públicas de Ensino de Alagoas. Traz como objetivo compreender os desafios da formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas, e os reflexos da ausência de formação continuada na prática pedagógica dos educadores da modalidade. A metodologia utilizada baseia-se em levantamento bibliográfico e análise documental. No percurso de escrita estabelecemos diálogos com autores, como: Arroyo (2006, 2017), Freire (1987, 1992, 1996), Moura (1999, 2001), Barros (2005, 2013) entre outros. Os resultados levam-nos a constatação de que predomina em Alagoas a ausência de política de formação continuada para os professores da EJA (BARROS, 2013). Diante dessa ausência de formação, podemos constatar que em muitas escolas da EJA prevalecem práticas pedagógicas descontextualizadas da realidade dos educandos (CAVALCANTE, 2017), e que em muitas circunstâncias infantilizam os educandos. |
Abstract: | ARTIGO TCC |
Palavras-chave: | Prática docente Formação de professores Educação de jovens e Adultos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | LIMA, Cléia da Silva. Formação de professores da/na educação de jovens e adultos em alagoas: invisibilidade e silenciamento. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7778 |
Data do documento: | 18-set-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores da-na educação de jovens e adultos em Alagoas - invisibilidades e silenciamentos.pdf | 419.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.