Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Abdízia Maria Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8978186925444582 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Janayna Paula Lima de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1756972365624957 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Cléia da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8898398584881409 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-18T20:27:48Z | - |
dc.date.available | 2021-04-18 | - |
dc.date.available | 2021-04-18T20:27:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Cléia da Silva. Formação de professores da/na educação de jovens e adultos em alagoas: invisibilidade e silenciamento. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7778 | - |
dc.description.abstract | ARTIGO TCC | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação de professores da/na educação de jovens e adultos em alagoas: invisibilidade e silenciamento | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training in / in youth and adult education in alagoas: invisibility and silence | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo versa sobre a formação de professores no contexto da Educação de Jovens e Adultos das Redes Públicas de Ensino de Alagoas. Traz como objetivo compreender os desafios da formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas, e os reflexos da ausência de formação continuada na prática pedagógica dos educadores da modalidade. A metodologia utilizada baseia-se em levantamento bibliográfico e análise documental. No percurso de escrita estabelecemos diálogos com autores, como: Arroyo (2006, 2017), Freire (1987, 1992, 1996), Moura (1999, 2001), Barros (2005, 2013) entre outros. Os resultados levam-nos a constatação de que predomina em Alagoas a ausência de política de formação continuada para os professores da EJA (BARROS, 2013). Diante dessa ausência de formação, podemos constatar que em muitas escolas da EJA prevalecem práticas pedagógicas descontextualizadas da realidade dos educandos (CAVALCANTE, 2017), e que em muitas circunstâncias infantilizam os educandos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores da-na educação de jovens e adultos em Alagoas - invisibilidades e silenciamentos.pdf | 419.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.