00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.creatorLima, Cléia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8898398584881409pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-18T20:27:48Z-
dc.date.available2021-04-18-
dc.date.available2021-04-18T20:27:48Z-
dc.date.issued2020-09-18-
dc.identifier.citationLIMA, Cléia da Silva. Formação de professores da/na educação de jovens e adultos em alagoas: invisibilidade e silenciamento. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7778-
dc.description.abstractARTIGO TCCpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e Adultospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação de professores da/na educação de jovens e adultos em alagoas: invisibilidade e silenciamentopt_BR
dc.title.alternativeTeacher training in / in youth and adult education in alagoas: invisibility and silencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo versa sobre a formação de professores no contexto da Educação de Jovens e Adultos das Redes Públicas de Ensino de Alagoas. Traz como objetivo compreender os desafios da formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas, e os reflexos da ausência de formação continuada na prática pedagógica dos educadores da modalidade. A metodologia utilizada baseia-se em levantamento bibliográfico e análise documental. No percurso de escrita estabelecemos diálogos com autores, como: Arroyo (2006, 2017), Freire (1987, 1992, 1996), Moura (1999, 2001), Barros (2005, 2013) entre outros. Os resultados levam-nos a constatação de que predomina em Alagoas a ausência de política de formação continuada para os professores da EJA (BARROS, 2013). Diante dessa ausência de formação, podemos constatar que em muitas escolas da EJA prevalecem práticas pedagógicas descontextualizadas da realidade dos educandos (CAVALCANTE, 2017), e que em muitas circunstâncias infantilizam os educandos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de professores da-na educação de jovens e adultos em Alagoas - invisibilidades e silenciamentos.pdf419.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.