Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7748| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II | 
| Autor(es): | Oliveira, Naldjane da Silva | 
| Primeiro Orientador: | Silva, Rosycléa Dantas | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Tibana, Adriana Lopes Lisboa | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Pitombeira, Cátia Veneziano | 
| Resumo: | A indisciplina é uma das questões que mais afeta o trabalho do professor (BOARINI, 2013; OLIVEIRA, 2005) e, por conseguinte, o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa é fundamentada nos estudos sobre indisciplina nas escolas (PARRAT-DAYAN, 2008; RUOTTI; ALVES; CUBAS, 2007; AMADO, 2001) e objetiva investigar como professores do Ensino Fundamental II entendem e lidam com a indisciplina escolar. A geração dos dados foi realizada por meio de dois questionários, com dez professores de uma escola da rede particular de ensino de Alagoas - Brasil. A análise indicou que os professores lidam constantemente com questões de indisciplina, o que interfere na sua prática docente e na aprendizagem dos alunos. Além disso, os professores evidenciam a necessidade de uma rede colaborativa para o trabalho com a indisciplina e uma formação docente que contemple essa temática. | 
| Abstract: | Indiscipline is one of the issues that most affects the teacher’ work (BOARINI, 2013; OLIVEIRA, 2005) and, therefore, the teaching-learning process. This research finds its theoretical support in the studies about indiscipline in schools (PARRAT-DAYAN, 2008; RUOTTI; ALVES; CUBAS, 2007; AMADO, 2001) and aims at investigating how elementary II school teachers understand and deal with school indiscipline. The data generation process was carried out through two questionnaires, with ten teachers from a private school in Alagoas - Brazil. The analysis shows that teachers usually deal with issues of indiscipline, affecting their teaching practice and students' learning. In addition, teachers show the need for a collaborative network to help with school indiscipline and a teacher education that addresses this issue. | 
| Palavras-chave: | Indisciplina Ensino Aprendizagem Formação docente Indiscipline Teaching Learning Teacher education | 
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) | 
| Citação: | OLIVEIRA, Naldjane da Silva. A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7748 | 
| Data do documento: | 14-dez-2020 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II.pdf | 406.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

