Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rosycléa Dantas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8321605240777468 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tibana, Adriana Lopes Lisboa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4676498209317114 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pitombeira, Cátia Veneziano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5795698668844195 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Naldjane da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1149816554767949 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-15T21:30:06Z | - |
dc.date.available | 2021-04-15 | - |
dc.date.available | 2021-04-15T21:30:06Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Naldjane da Silva. A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7748 | - |
dc.description.abstract | Indiscipline is one of the issues that most affects the teacher’ work (BOARINI, 2013; OLIVEIRA, 2005) and, therefore, the teaching-learning process. This research finds its theoretical support in the studies about indiscipline in schools (PARRAT-DAYAN, 2008; RUOTTI; ALVES; CUBAS, 2007; AMADO, 2001) and aims at investigating how elementary II school teachers understand and deal with school indiscipline. The data generation process was carried out through two questionnaires, with ten teachers from a private school in Alagoas - Brazil. The analysis shows that teachers usually deal with issues of indiscipline, affecting their teaching practice and students' learning. In addition, teachers show the need for a collaborative network to help with school indiscipline and a teacher education that addresses this issue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Inglês) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Indiscipline | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A indisciplina é uma das questões que mais afeta o trabalho do professor (BOARINI, 2013; OLIVEIRA, 2005) e, por conseguinte, o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa é fundamentada nos estudos sobre indisciplina nas escolas (PARRAT-DAYAN, 2008; RUOTTI; ALVES; CUBAS, 2007; AMADO, 2001) e objetiva investigar como professores do Ensino Fundamental II entendem e lidam com a indisciplina escolar. A geração dos dados foi realizada por meio de dois questionários, com dez professores de uma escola da rede particular de ensino de Alagoas - Brasil. A análise indicou que os professores lidam constantemente com questões de indisciplina, o que interfere na sua prática docente e na aprendizagem dos alunos. Além disso, os professores evidenciam a necessidade de uma rede colaborativa para o trabalho com a indisciplina e uma formação docente que contemple essa temática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II.pdf | 406.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.