00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7748
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II
Autor(es): Oliveira, Naldjane da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Rosycléa Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Tibana, Adriana Lopes Lisboa
metadata.dc.contributor.referee2: Pitombeira, Cátia Veneziano
Resumo: A indisciplina é uma das questões que mais afeta o trabalho do professor (BOARINI, 2013; OLIVEIRA, 2005) e, por conseguinte, o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa é fundamentada nos estudos sobre indisciplina nas escolas (PARRAT-DAYAN, 2008; RUOTTI; ALVES; CUBAS, 2007; AMADO, 2001) e objetiva investigar como professores do Ensino Fundamental II entendem e lidam com a indisciplina escolar. A geração dos dados foi realizada por meio de dois questionários, com dez professores de uma escola da rede particular de ensino de Alagoas - Brasil. A análise indicou que os professores lidam constantemente com questões de indisciplina, o que interfere na sua prática docente e na aprendizagem dos alunos. Além disso, os professores evidenciam a necessidade de uma rede colaborativa para o trabalho com a indisciplina e uma formação docente que contemple essa temática.
Abstract: Indiscipline is one of the issues that most affects the teacher’ work (BOARINI, 2013; OLIVEIRA, 2005) and, therefore, the teaching-learning process. This research finds its theoretical support in the studies about indiscipline in schools (PARRAT-DAYAN, 2008; RUOTTI; ALVES; CUBAS, 2007; AMADO, 2001) and aims at investigating how elementary II school teachers understand and deal with school indiscipline. The data generation process was carried out through two questionnaires, with ten teachers from a private school in Alagoas - Brazil. The analysis shows that teachers usually deal with issues of indiscipline, affecting their teaching practice and students' learning. In addition, teachers show the need for a collaborative network to help with school indiscipline and a teacher education that addresses this issue.
Palavras-chave: Indisciplina
Ensino
Aprendizagem
Formação docente
Indiscipline
Teaching
Learning
Teacher education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: OLIVEIRA, Naldjane da Silva. A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7748
Data do documento: 14-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A indisciplina escolar e ensino-aprendizagem sob o olhar de professores do ensino fundamental II.pdf406.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.