00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7712
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
Autor(es): Vieira, Aline Brandão
Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de
Primeiro Orientador: Duarte, Madileide de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisângela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Cicero Neilton dos Santos
Resumo: O tema proposto para o Trabalho de Conclusão de Curso foi o lúdico no processo e ensino aprendizagem, tendo como título “Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4o ano do ensino fundamental: relato de experiência”. O objetivo geral foi mostrar como o lúdico favorece a aprendizagem da criança de maneira significativa e prazerosa, sendo uma eficiente ferramenta de apoio pedagógico. A justificativa se deu pelo exercício dessa estratégia em uma turma do quarto ano do ensino fundamental I como ferramenta pedagógica, tendo em vista que as atividades lúdicas atraem a atenção dos alunos para aprendizagem de maneira divertida e participativa. O problema investigado foi saber em que dimensão o trabalho com o lúdico promove reais e significativos avanços para o ensino/aprendizagem. A metodologia para sustentação de tal investigação foi pautada na pesquisa bibliográfica e vivência prática pedagógica em sala de aula, sendo um relatado de experiências. Os resultados apontaram que a maioria da turma do 4a ano tem um melhor aproveitamento nos componentes curriculares com a introdução do lúdico de forma planejada pelo professor. Quatorze, dos dezesseis alunos tiveram melhoria na aprendizagem e todos apresentaram um maior interesse em participar das aulas. Concluiu-se então, que a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica é de grande importância na educação fundamental, pois desperta o interesse dos estudantes e auxilia o processo de ensino aprendizagem numa perspectiva construtivista. A base teórica para elaboração dessa pesquisa bibliográfica, dentre outros autores, consistiu em estudos realizados por: Piaget (1971), Vygotsky (1994), Rego (1994), Kishimoto (1999; 2000).
Abstract: TCC ARTIGO
Palavras-chave: Jogos
Ensino-Aprendizagem
Brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: VIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712
Data do documento: 28-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lúdico no processo ensino-aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental - relato de experiência.pdf424.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.