00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Duarte, Madileide de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4053199044347094pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Elisângela Leal de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Cicero Neilton dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9342736088064950pt_BR
dc.creatorVieira, Aline Brandão-
dc.creatorOliveira, Rafaela Pereira Brandão de-
dc.date.accessioned2021-03-25T18:58:36Z-
dc.date.available2021-03-25-
dc.date.available2021-03-25T18:58:36Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationVIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712-
dc.description.abstractTCC ARTIGOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleLúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO tema proposto para o Trabalho de Conclusão de Curso foi o lúdico no processo e ensino aprendizagem, tendo como título “Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4o ano do ensino fundamental: relato de experiência”. O objetivo geral foi mostrar como o lúdico favorece a aprendizagem da criança de maneira significativa e prazerosa, sendo uma eficiente ferramenta de apoio pedagógico. A justificativa se deu pelo exercício dessa estratégia em uma turma do quarto ano do ensino fundamental I como ferramenta pedagógica, tendo em vista que as atividades lúdicas atraem a atenção dos alunos para aprendizagem de maneira divertida e participativa. O problema investigado foi saber em que dimensão o trabalho com o lúdico promove reais e significativos avanços para o ensino/aprendizagem. A metodologia para sustentação de tal investigação foi pautada na pesquisa bibliográfica e vivência prática pedagógica em sala de aula, sendo um relatado de experiências. Os resultados apontaram que a maioria da turma do 4a ano tem um melhor aproveitamento nos componentes curriculares com a introdução do lúdico de forma planejada pelo professor. Quatorze, dos dezesseis alunos tiveram melhoria na aprendizagem e todos apresentaram um maior interesse em participar das aulas. Concluiu-se então, que a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica é de grande importância na educação fundamental, pois desperta o interesse dos estudantes e auxilia o processo de ensino aprendizagem numa perspectiva construtivista. A base teórica para elaboração dessa pesquisa bibliográfica, dentre outros autores, consistiu em estudos realizados por: Piaget (1971), Vygotsky (1994), Rego (1994), Kishimoto (1999; 2000).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lúdico no processo ensino-aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental - relato de experiência.pdf424.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.