00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz, Eraldo Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.creatorSilva, Wedja Bezerra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192832995110281pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-18T21:34:53Z-
dc.date.available2021-03-18-
dc.date.available2021-03-18T21:34:53Z-
dc.date.issued2020-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Wedja Bezerra da. Incorporação das tecnologias da informação e comunicação na escola: o papel do professor e do gestor. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7693-
dc.description.abstractInformation and communication technologies (TIC) are part of our daily lives and constitute an undeniable practice that intervenes in various spheres of society and is present in the daily life of the school, the life of managers, teachers and students, society in general. Thus, how to understand the importance of incorporating TIC into pedagogical practice in the school environment? teachers and managers? This bibliographical research aims to discuss the incorporation of TIC in pedagogical practice and in the school environment. To do so, it is necessary to verify that teachers and managers are qualified and qualified for the use of TIC, to verify whether the use of TIC is contained in the School's Pedagogical Political Project (PPP) and to perceive possible obstacles to the use of TIC in the school environment. A qualitative research was conducted with data collection through a questionnaire. The results and the participation of managers and teachers were relevant to the results obtained, being able to verify the relevance of the pedagogical use of TIC in the daily life of the school community and the difficulties that arise in the process of digital inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerfil do professorpt_BR
dc.subjectInclusão digital.pt_BR
dc.subjectGestão com TIC.pt_BR
dc.subjectTeacher profilept_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectManagement with TICpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleIncorporação das tecnologias da informação e comunicação na escola: o papel do professor e do gestorpt_BR
dc.title.alternativeIncorporation of information and communication technologies in school:the role of the teacher and the managerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias da informação e comunicação (TIC) fazem parte do nosso cotidiano e constituem prática incontestável que intervém em diversas esferas da sociedade e faz-se presente no dia a dia da escola, da vida dos gestores, professores e estudantes, da sociedade em geral. Desse modo, como compreender a importância da incorporação da TIC na prática pedagógica no ambiente escolar? para os professores e gestores? Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo discutir a incorporação das TIC na prática pedagógica e no ambiente escolar. Para tanto se faz necessário verificar se os professores e os gestores estão capacitados e habilitados para o uso das TIC, averiguar se a utilização das TIC está contida no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e perceber possíveis obstáculos ao uso da TIC no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com coleta de dados por meio de questionário. Os resultados e a participação dos gestores e professores foram relevantes para os resultados obtidos, podendo-se constatar a relevância do uso pedagógico das TIC no cotidiano da comunidade escolar e as dificuldades que se apresentam no processo de inclusão digital.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Incorporação das tecnologias da informação e comunicação na escola - o papel do professor e do gestor.pdf543.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.