00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7633
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento da criança na educação infantil
Autor(es): Fernandes, Daniela da Silva
Silva, Flávia Custódio Moura da
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Vanessa do Rêgo
metadata.dc.contributor.referee2: Aderne, Aline da Silva Ferreira
Resumo: Esta pesquisa buscou perceber o quanto a Psicomotricidade pode contribuir na formação integral da criança na etapa da educação infantil. Este estudo foi feito por meio de pesquisa bibliográfica tendo como base o aporte teórico para melhor pontuar os argumentos, segundo eles próprios. Foram contextualizadasa educação infantil como também as conquistas de desafios levando em consideração achados de Alves (2008), Fonseca (2004), entre outrossendo necessário refletir e apresentar um ponto de vista crítico reflexivo, atendendo, assim este estudoaos critérios argumentativos, descritivos e qualitativos. São defendidas, neste estudo a formação continuada e a qualificação profissional do professor que atua com alunos da educação infantil, pois é de suma importância que os alunos nesta fase de escolarização sejam atendidos de forma integral, participativa.
Abstract: This research sought to realize how much the Psychomotricity can contribute in the integral formation of the child in the stage of the infantile education. This study was carried out through a bibliographical research based on the theoretical contribution to better score the arguments according to them. We have contextualized the children's education as well as the challenges of Alves (2008), Fonseca (2004), among others that it is necessary to reflect and present a critical reflective point of view, so this study meets the argumentative criteria, descriptive and qualitative. In this study we defend the continuing education and professional qualification of the teacher who works with children's education students, since it is of the utmost importance that students in this schooling phase are attended in an integral, participative and collective way.
Palavras-chave: Criança
Psicomotricidade
Educação Infantil
Child
Psychomotricity
Child education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: FERNANDES, Daniela da Silva, SILVA, Flávia Custódio Moura da. A contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7633
Data do documento: 7-jun-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento da criança na educação infantil.pdf554.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.