00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7096
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escola e corporeidade: contradições
Autor(es): Fernandes, Alania da Silva
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Irailde Correia de Souza
Resumo: Este artigo enfoca o corpo das crianças na educação infantil, mostra como a falta de conhecimento das(os) professoras(es) acerca das expressões corporais das crianças prejudica o ensino e a aprendizagem dos primeiros anos de escola, apresenta que muitos educadores os rotulam como indisciplinados, em virtude de que os mesmos, em sala de aula, gostam de atividades que envolvam o corpo evidenciam, a negação e o silêncio corporal como um dos problemas em que os alunos enfrentam em virtude de uma prática pedagógica voltada apenas para o ensino de escrita e leitura, tornando o ambiente escolar um lugar onde as crianças não se sentem bem porque estão sendo impedidas de realizar atividades corporais, uma vez que isso é próprio desta fase de suas vidas, fazendo com que as levem a agir de forma contrária ao que o professor espera e, por conseguinte, sendo taxados de indisciplinados. A pesquisa tem por objetivo realizar um estudo bibliográfico acerca da indisciplina escolar associada à negação do corpo e justifica-se pela busca em promover a reflexão e uma maior compreensão sobre a aplicabilidade da metodologia tradicional por parte de professoras(es) no processo de ensino e aprendizagem das crianças, inviabilizando o desenvolvimento da linguagem corporal. A metodologia usada consiste no levantamento bibliográfico baseados no pensamento de Figueiredo e Galvão, destacando a sua proposta transformadora do ambiente escolar, auxiliados por textos complementares, propondo às instituições acadêmicas uma formação voltada para preparar os professores para saberem desenvolver atividades corporais em sala de aula, tornando o ensino mais eficaz.
Palavras-chave: Corpo
Professores
Negação do Corpo
Atividades corporais
Indisciplina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: FERNANDES, Alania da Silva. Escola e corporeidade: contradições. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7096
Data do documento: 10-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola e corporeidade: contradições.pdf382.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.