00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Irailde Correia de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450276332041514pt_BR
dc.creatorFernandes, Alania da Silva-
dc.date.accessioned2020-08-11T22:40:07Z-
dc.date.available2020-08-11T22:40:07Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationFERNANDES, Alania da Silva. Escola e corporeidade: contradições. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7096-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectNegação do Corpopt_BR
dc.subjectAtividades corporaispt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEscola e corporeidade: contradiçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo enfoca o corpo das crianças na educação infantil, mostra como a falta de conhecimento das(os) professoras(es) acerca das expressões corporais das crianças prejudica o ensino e a aprendizagem dos primeiros anos de escola, apresenta que muitos educadores os rotulam como indisciplinados, em virtude de que os mesmos, em sala de aula, gostam de atividades que envolvam o corpo evidenciam, a negação e o silêncio corporal como um dos problemas em que os alunos enfrentam em virtude de uma prática pedagógica voltada apenas para o ensino de escrita e leitura, tornando o ambiente escolar um lugar onde as crianças não se sentem bem porque estão sendo impedidas de realizar atividades corporais, uma vez que isso é próprio desta fase de suas vidas, fazendo com que as levem a agir de forma contrária ao que o professor espera e, por conseguinte, sendo taxados de indisciplinados. A pesquisa tem por objetivo realizar um estudo bibliográfico acerca da indisciplina escolar associada à negação do corpo e justifica-se pela busca em promover a reflexão e uma maior compreensão sobre a aplicabilidade da metodologia tradicional por parte de professoras(es) no processo de ensino e aprendizagem das crianças, inviabilizando o desenvolvimento da linguagem corporal. A metodologia usada consiste no levantamento bibliográfico baseados no pensamento de Figueiredo e Galvão, destacando a sua proposta transformadora do ambiente escolar, auxiliados por textos complementares, propondo às instituições acadêmicas uma formação voltada para preparar os professores para saberem desenvolver atividades corporais em sala de aula, tornando o ensino mais eficaz.pt_BR
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