00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6957
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do curso Práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciais
Autor(es): Nascimento, Kivia Larissa Silva do
Sabino, Skarlet Sulyan Batista
Primeiro Orientador: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Raggi, Mariana Guedes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o Minicurso “Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia nos anos iniciais”, proposto no âmbito do Estágio Supervisionado III, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, fazendo um recorte de uma das atividades produzidas pelos cursistas. A articulação entre a formação inicial e continuada de professores e a(s) metodologias de ensino de Geografia, constituíram o foco do curso citado. Deste modo, analisa-se a estrutura do supracitado Minicurso, desenvolvido no formato EAD, as temáticas propostas, o perfil dos inscritos e uma das propostas de atividade escolhida como base empírica para ser analisada como “representação” ou “mapa mental” para, finalmente, avaliar o curso em suas contribuições considerando tanto a perspectiva dos cursistas quanto a de formação dos proponentes. Partindo destas considerações, a problematização deste estudo é: “Como o Minicurso contribuiu para a formação de professores para ensinar Geografia e mobilizar saberes geográficos? Conclui-se, reafirmando a relevância do curso em análise para a formação tanto inicial quanto continuada dos professores, ampliando-se os seus saberes e “ainda não” saberes docentes, incluindo-se os da experiência, dos conhecimentos pedagógicos de conteúdo para ensinar Geografia, da utilização das tecnologias e de outras metodologias e linguagens.
Palavras-chave: Formação docente
Ensino de Geografia
EAD
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: NASCIMENTO, Kivia Larissa Silva do; SABINO, Skarlet Sulyan Batista. Análise do curso Práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciais. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6957
Data do documento: 7-nov-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do curso práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciais.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.