00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.creatorNascimento, Kivia Larissa Silva do-
dc.creatorSabino, Skarlet Sulyan Batista-
dc.date.accessioned2020-05-19T00:45:27Z-
dc.date.available2020-05-19T00:45:27Z-
dc.date.issued2019-11-07-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Kivia Larissa Silva do; SABINO, Skarlet Sulyan Batista. Análise do curso Práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciais. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6957-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise do curso Práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal analisar o Minicurso “Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia nos anos iniciais”, proposto no âmbito do Estágio Supervisionado III, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, fazendo um recorte de uma das atividades produzidas pelos cursistas. A articulação entre a formação inicial e continuada de professores e a(s) metodologias de ensino de Geografia, constituíram o foco do curso citado. Deste modo, analisa-se a estrutura do supracitado Minicurso, desenvolvido no formato EAD, as temáticas propostas, o perfil dos inscritos e uma das propostas de atividade escolhida como base empírica para ser analisada como “representação” ou “mapa mental” para, finalmente, avaliar o curso em suas contribuições considerando tanto a perspectiva dos cursistas quanto a de formação dos proponentes. Partindo destas considerações, a problematização deste estudo é: “Como o Minicurso contribuiu para a formação de professores para ensinar Geografia e mobilizar saberes geográficos? Conclui-se, reafirmando a relevância do curso em análise para a formação tanto inicial quanto continuada dos professores, ampliando-se os seus saberes e “ainda não” saberes docentes, incluindo-se os da experiência, dos conhecimentos pedagógicos de conteúdo para ensinar Geografia, da utilização das tecnologias e de outras metodologias e linguagens.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do curso práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciais.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.