Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Raggi, Mariana Guedes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0545362454663490 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Kivia Larissa Silva do | - |
dc.creator | Sabino, Skarlet Sulyan Batista | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-19T00:45:27Z | - |
dc.date.available | 2020-05-19T00:45:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Kivia Larissa Silva do; SABINO, Skarlet Sulyan Batista. Análise do curso Práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciais. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6957 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | EAD | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Análise do curso Práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o Minicurso “Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia nos anos iniciais”, proposto no âmbito do Estágio Supervisionado III, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, fazendo um recorte de uma das atividades produzidas pelos cursistas. A articulação entre a formação inicial e continuada de professores e a(s) metodologias de ensino de Geografia, constituíram o foco do curso citado. Deste modo, analisa-se a estrutura do supracitado Minicurso, desenvolvido no formato EAD, as temáticas propostas, o perfil dos inscritos e uma das propostas de atividade escolhida como base empírica para ser analisada como “representação” ou “mapa mental” para, finalmente, avaliar o curso em suas contribuições considerando tanto a perspectiva dos cursistas quanto a de formação dos proponentes. Partindo destas considerações, a problematização deste estudo é: “Como o Minicurso contribuiu para a formação de professores para ensinar Geografia e mobilizar saberes geográficos? Conclui-se, reafirmando a relevância do curso em análise para a formação tanto inicial quanto continuada dos professores, ampliando-se os seus saberes e “ainda não” saberes docentes, incluindo-se os da experiência, dos conhecimentos pedagógicos de conteúdo para ensinar Geografia, da utilização das tecnologias e de outras metodologias e linguagens. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise do curso práticas pedagógicas do ensino de geografia nos anos iniciais.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.