Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6956
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A fuga das galinhas: a animação como instrumento didático-pedagógico do saber geógrafico nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Assunção, Laudicéa da Silva Rocha, Valquiria Melo dos Santos |
Primeiro Orientador: | Raggi, Mariana Guedes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marcolino, Suzana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
Resumo: | O avanço das tecnologias promoveu e ampliou entre os educadores a missão de buscar novos caminhos em direção a uma aprendizagem significativa para as crianças. A inserção das animações no processo educacional consiste em trabalhar novas linguagens, que ampliem o conhecimento sobre o mundo e as relações sociais. Diante disso, as animações podem desenvolver nas crianças, diversas formas e níveis de aprendizagens a partir da intermediação de propostas pedagógicas ao fortalecer seus conhecimentos e ampliar seus saberes cotidianos. A proposta deste artigo é oferecer por meio da análise teórico metodológica presente na animação A Fuga das Galinhas novas possibilidades de ensino/aprendizagem na escola contemporânea, visando ampliar as problematizações espaciais presentes no cotidiano das crianças em formação. Promover os debates a partir da linguagem da animação amplia o processo de educação geográfica, como ferramenta indispensável à produção de crianças críticas em relação aos espaços de poder produzidos e reproduzidos na sua cotidianidade. |
Palavras-chave: | Animação Ensino de Geografia Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | ASSUNÇÃO, Laudicéa da Silva; ROCHA, Valquiria Melo dos Santos. A fuga das galinhas: a animação como instrumento didático-pedagógico do saber geógrafico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6956 |
Data do documento: | 21-out-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A fuga das galinhas: a animação como instrumento didático-pedagógico do saber geográfico nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.