00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6956
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A fuga das galinhas: a animação como instrumento didático-pedagógico do saber geógrafico nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Assunção, Laudicéa da Silva
Rocha, Valquiria Melo dos Santos
Primeiro Orientador: Raggi, Mariana Guedes
metadata.dc.contributor.referee1: Marcolino, Suzana
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
Resumo: O avanço das tecnologias promoveu e ampliou entre os educadores a missão de buscar novos caminhos em direção a uma aprendizagem significativa para as crianças. A inserção das animações no processo educacional consiste em trabalhar novas linguagens, que ampliem o conhecimento sobre o mundo e as relações sociais. Diante disso, as animações podem desenvolver nas crianças, diversas formas e níveis de aprendizagens a partir da intermediação de propostas pedagógicas ao fortalecer seus conhecimentos e ampliar seus saberes cotidianos. A proposta deste artigo é oferecer por meio da análise teórico metodológica presente na animação A Fuga das Galinhas novas possibilidades de ensino/aprendizagem na escola contemporânea, visando ampliar as problematizações espaciais presentes no cotidiano das crianças em formação. Promover os debates a partir da linguagem da animação amplia o processo de educação geográfica, como ferramenta indispensável à produção de crianças críticas em relação aos espaços de poder produzidos e reproduzidos na sua cotidianidade.
Palavras-chave: Animação
Ensino de Geografia
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ASSUNÇÃO, Laudicéa da Silva; ROCHA, Valquiria Melo dos Santos. A fuga das galinhas: a animação como instrumento didático-pedagógico do saber geógrafico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6956
Data do documento: 21-out-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.