00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6922
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização científica a partir do ensino por investigação
Autor(es): Santos, Maria Cristina Silva dos
Silva, Maria Walkirya da
Primeiro Orientador: Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a proposição teórica de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre os elementos de um jardim. A SEI tem como referenciais teórico-metodológicos autores que propõe o ensino por investigação para promover a alfabetização científica. É um trabalho de pesquisa bibliográfica, onde sinalizamos a importância do ensino por investigação desde a educação infantil, visando uma alfabetização científica para todos os sujeitos. A alfabetização científica deve estar presente na vida escolar dos sujeitos, contribuindo para sua formação intelectual e cidadã, promovendo uma postura ativa nas questões sociais e ambientais. O ensino por investigação implica na construção de conhecimentos necessários para o sujeito ser alfabetizado cientificamente, considerando que a alfabetização científica é um processo contínuo, onde os conhecimentos vão sendo ampliados. Elaboramos uma Sequência de Ensino por Investigação como proposta para professores da Educação Infantil que visam alfabetizar cientificamente desde a primeira etapa da vida escolar de seus alunos. Dessa forma, o ensino por investigação se planejado e desenvolvido por meio de práticas pedagógicas que propiciem ao estudante sua participação ativa, estará ampliando sua visão de mundo, formando cidadãos capazes de atuar e modificar sua realidade.
Palavras-chave: Alfabetização Científica
Sequência de Ensino Investigativa
Ensino por Investigação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Maria Cristina Silva dos; SILVA, Maria Walkirya da. Alfabetização científica a partir do ensino por investigação. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6922
Data do documento: 23-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetização científica a partir do ensino por investigação.pdf514.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.