00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3671522645329337pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.creatorSantos, Maria Cristina Silva dos-
dc.creatorSilva, Maria Walkirya da-
dc.date.accessioned2020-04-21T00:25:16Z-
dc.date.available2020-04-21T00:25:16Z-
dc.date.issued2019-04-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Cristina Silva dos; SILVA, Maria Walkirya da. Alfabetização científica a partir do ensino por investigação. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6922-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectSequência de Ensino Investigativapt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAlfabetização científica a partir do ensino por investigaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a proposição teórica de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre os elementos de um jardim. A SEI tem como referenciais teórico-metodológicos autores que propõe o ensino por investigação para promover a alfabetização científica. É um trabalho de pesquisa bibliográfica, onde sinalizamos a importância do ensino por investigação desde a educação infantil, visando uma alfabetização científica para todos os sujeitos. A alfabetização científica deve estar presente na vida escolar dos sujeitos, contribuindo para sua formação intelectual e cidadã, promovendo uma postura ativa nas questões sociais e ambientais. O ensino por investigação implica na construção de conhecimentos necessários para o sujeito ser alfabetizado cientificamente, considerando que a alfabetização científica é um processo contínuo, onde os conhecimentos vão sendo ampliados. Elaboramos uma Sequência de Ensino por Investigação como proposta para professores da Educação Infantil que visam alfabetizar cientificamente desde a primeira etapa da vida escolar de seus alunos. Dessa forma, o ensino por investigação se planejado e desenvolvido por meio de práticas pedagógicas que propiciem ao estudante sua participação ativa, estará ampliando sua visão de mundo, formando cidadãos capazes de atuar e modificar sua realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetização científica a partir do ensino por investigação.pdf514.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.