Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3671522645329337 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mota, Maria Danielle Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9647457248949178 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Maria Cristina Silva dos | - |
dc.creator | Silva, Maria Walkirya da | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-21T00:25:16Z | - |
dc.date.available | 2020-04-21T00:25:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Cristina Silva dos; SILVA, Maria Walkirya da. Alfabetização científica a partir do ensino por investigação. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6922 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.subject | Sequência de Ensino Investigativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Alfabetização científica a partir do ensino por investigação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo a proposição teórica de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre os elementos de um jardim. A SEI tem como referenciais teórico-metodológicos autores que propõe o ensino por investigação para promover a alfabetização científica. É um trabalho de pesquisa bibliográfica, onde sinalizamos a importância do ensino por investigação desde a educação infantil, visando uma alfabetização científica para todos os sujeitos. A alfabetização científica deve estar presente na vida escolar dos sujeitos, contribuindo para sua formação intelectual e cidadã, promovendo uma postura ativa nas questões sociais e ambientais. O ensino por investigação implica na construção de conhecimentos necessários para o sujeito ser alfabetizado cientificamente, considerando que a alfabetização científica é um processo contínuo, onde os conhecimentos vão sendo ampliados. Elaboramos uma Sequência de Ensino por Investigação como proposta para professores da Educação Infantil que visam alfabetizar cientificamente desde a primeira etapa da vida escolar de seus alunos. Dessa forma, o ensino por investigação se planejado e desenvolvido por meio de práticas pedagógicas que propiciem ao estudante sua participação ativa, estará ampliando sua visão de mundo, formando cidadãos capazes de atuar e modificar sua realidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização científica a partir do ensino por investigação.pdf | 514.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.