06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6520
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiências estéticas na formação de professores de História, no alto sertão alagoano (2013-2016)
Autor(es): Silva, Tamires Vieira da
Primeiro Orientador: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Baumgarten, Lídia
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Marcos Ricardo de
Resumo: Este trabalho tem por finalidade analisar o processo de formação de professores de história ocorrida no curso de licenciatura em História da UFAL – Campus Sertão entre os anos de 2013 e 2016. Considera-se a necessidade de se pensar uma formação docente a partir de reflexões que articulem teoria e prática, ética e estética na prática pedagógica de nível superior para formar professores em consonância com as necessidades contemporâneas. Para pensar o ensino de história e suas configurações tomamos como referencial Fonseca (2011), Bittencourt (2011), Santos (2014) e Monteiro (2013). Utilizamos Tardif (2009; 2011) para discutimos os saberes docentes; Hemann (2005) e Pignatelli (2011) nos ajudam a pensar o conceito de estética e Larrosa (2015) fornece-nos o conceito de experiência. Este trabalho toma como uso as experiências estéticas desenvolvidas nas turmas de História Antiga, História Medieval, História da África, Técnicas de Pesquisa Histórica e Estágio Supervisionado no recorte temporal citado. Para tanto utilizamos diferentes fontes: documentos legislativos (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN 1998, Base Nacional Comum Curricular - BNCC 2015); as ementas das disciplinas analisadas e mencionadas acima; O Projeto Político Pedagógico do Curso de História (PPC - 2009); O Projeto REUNI da UFAL (2007); Fotografias e diários escritos pelos licenciandos durante as experiências formativas. Para dar conta dos objetivos da pesquisa valemo-nos da análise de discurso na perspectiva de Eni Orlandi (2001). Os sujeitos envolvidos no processo avaliam as experiências estéticas enquanto positivas, pois lhe ajudam a pensar a prática docente a partir de inúmeras possibilidades, se renovando o tempo todo. Isso nos leva a pensar que é necessário continuar reconstruindo as práticas de formação de professores de história na contemporaneidade.
Abstract: This work aims to analyze the process of formation of history teachers occurred in course in History of UFAL - Campus Sertão between 2013 and 2016. Considering the need to think a teacher education from reflections that articulate theory and practice; ethics and aesthetics in higher-level pedagogical practice to train teachers in line with contemporary needs. To think about the teaching of history and its configurations we take as reference Fonseca (2011), Bittencourt (2011), Santos (2014) and Monteiro (2013). We use Tardif (2009; 2011) to discuss the teaching knowledge. Hemann (2005) and Pignatelli (2011) help us think about the concept of aesthetics and Larrosa (2015) provides us with the concept of experience. This work uses the aesthetic experiences developed in the classes of Ancient History, Medieval History, History of Africa, Techniques of Historical Research and Supervised Internship in the period mentioned. Therefore, we use different sources: legislative documents (Education Guidelines and Bases Law - LDB 1996, National Curriculum Parameters - PCN 1998, Common National Curriculum Base - BNCC 2015); The menus of the disciplines analyzed and cited above; The Pedagogical Political Project of the History Course (PPC) (2009); The UFAL REUNI Project (2007); Photographs and diaries written by undergraduates during formative experiences. To reach the research objectives we use the discourse analysis from the perspective of Eni Orlandi (2001). The subjects involved in the process evaluate the aesthetic experiences as positive, as they help you to think the teaching practice from countless possibilities, renewing themselves all the time. This leads us to think that it is necessary to continue rebuilding the practices of formation of history teacher in contemporary times.
Palavras-chave: História - Ensino
Formação docente
Experiências estéticas
Alto sertão alagoano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SILVA, Tamires Vieira da. Experiências estéticas na formação de professores de História, no alto sertão alagoano (2013-2016). 2020. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6520
Data do documento: 5-set-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiências estéticas na formação de professores de História, no alto sertão alagoano (2013-2016).pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.